- Tribunal indonésio condenou dois nacionais tailandeses: um à prisão perpétua e outro a dezessete anos, por contrabando de quase duas toneladas de metanfetamina.
- O caso envolve um barco de pesca apreendido em maio do ano passado, na região de Karimun, ilhas Riau, próximo de Singapura, com setenta e sete caixas de droga.
- As drogas estavam envoltas em saquinhos de chá, conforme imagens da polícia.
- Além deles, outro réu, Fandi Ramadhan, foi condenado a cinco anos; o veredicto para os três demais deve sair na próxima semana.
- A carga teria vindo de Phuket, na Tailândia, e pode envolver rede internacional que atuaria na Tailândia, Mianmar e Laos.
Um tribunal da Indonésia condenou dois nacionais tailandeses pela passagem de quase duas toneladas de metamfetamina, em um dos maiores esquemas de drogas já acusados no país. Weerapat Phongwan recebeu pena de prisão perpétua, e Teerapong Lekpradub foi condenado a 17 anos de prisão.
Segundo a acusação, ambos atuaram como intermediários na venda e distribuição das drogas. O julgamento ouviu que a dupla integrava o grupo que foi preso em maio do ano passado, após a embarcação pesqueira em que viajavam ser abordada pela polícia.
A operação aconteceu nas águas de Karimun, na província de Riau, próxima a Singapura. Em conjunto com eles, quatro indonéses também foram detidos, durante a apreensão de 67 caixas de metamfetamina, apreciadas em quase 2 toneladas.
Desdobramentos e contexto
Os agentes exibiram imagens de uma operação em que as drogas estavam embrulhadas em saquinhos de chá. O caso ganhou publicidade nas redes sociais após familiares de um dos detidos fazerem um pedido de intervenção direta ao presidente indonésio Prabowo Subianto.
A droga teria origem em Phuket, na Tailândia, e é atribuída a uma rede internacional que atuaria também em Tailândia, Mianmar e Laos, conforme relatos da imprensa local. A Indonésia mantém leis de droga muito rígidas e já executou condenados em casos ligados a redes transnacionais.
Entre na conversa da comunidade