- Corte de Apelação de Roma suspendeu o julgamento de extradição de Carla Zambelli por cinco horas; a sessão deve ser retomada nesta quinta-feira.
- A defesa pediu a troca de juízes, alegando parcialidade; o pedido foi negado nesta terça, e há intenção de recorrer ao Tribunal de Cassação.
- No Brasil, Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por supostamente pagar hacker para invadir o CNJ, episódio que envolveu um mandado de prisão falso contra Moraes.
- A ex-deputada está na Itália, onde tem cidadania; ela foi localizada pela Interpol e presa após entrar na lista de procurados.
- Caso a extradição seja autorizada, ela ficará detida na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, com garantia de direitos fundamentais.
A Corte de Apelação de Roma suspendeu o julgamento de extradição de Carla Zambelli, solicitado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. A sessão desta quarta-feira durou cinco horas e deve ser retomada nesta quinta.
A defesa sustenta que nem todas as questões relevantes foram debatidas até aqui. O pedido de troca de juízes, apresentado pela ex-deputada, já foi negado, mas pode haver recurso ao Tribunal de Cassação.
O processo estava previsto para ir a julgamento em 20 de janeiro. A defesa alega que a demora é comum, pois todas as partes devem ser ouvidas, e os argumentos, analisados. A tradução simultânea também é destacada.
Situação processual e próximos passos
Zambelli foi condenada no Brasil, em 2021, a dez anos de prisão por suposto pagamento a Walter Delgatti Neto para invadir sistemas do CNJ. Um mandado de prisão contra Moraes foi emitido na ocasião.
Após a condenação, a ex-deputada fugiu para a Itália, onde possui cidadania. Incluída na lista da Interpol, foi localizada e presa pelas autoridades italianas. O país decidirá se mantém a extradição ao Brasil e quais garantias serão asseguradas.
Caso a extradição seja efetivada, Zambelli deverá permanecer detida na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, até conclusão do processo. O juiz italiano ainda analisa as condições para o cumprimento da ordem.
Entre na conversa da comunidade