Em Alta NotíciasFutebolPolíticaAcontecimentos internacionaisConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Condenado por homicídio qualificado é o primeiro a ser executado na Flórida em 2026

Ronald Palmer Heath, 64, é o primeiro a ser executado na Flórida em 2026, por homicídio em primeiro grau; morte às 18h12 por injeção letal de três drogas

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
The entrance to the Florida state prison in Starke, Florida.
0:00
Carregando...
0:00
  • Ronald Palmer Heath, de 64 anos, foi executado na sequência de uma condenação por assassinato em primeiro grau e roubo com arma de fogo, relacionado ao homicídio de Michael Sheridan em 1989.
  • A injeção letal de três substâncias foi aplicada por volta das 18h12, na prisão estadual da Flórida, próxima a Starke.
  • Foi a primeira execução na Flórida em 2026, após um recorde de 19 execuções no ano anterior.
  • Os recursos de Heath foram rejeitados pela Suprema Corte da Flórida na semana passada e pela Suprema Corte dos Estados Unidos nesta terça-feira.
  • Em 2025, a Flórida respondeu por grande parte das execuções no país; duas novas execuções na Flórida estão marcadas para este mês e o próximo.

Ronald Palmer Heath, 64 anos, foi executado na tarde desta terça-feira, às 18h12, em uma prisão estadual perto de Starke, na Flórida. A condenação foi por assassinato em primeiro grau, roubo com arma e outros crimes ligados ao homicídio de Michael Sheridan em 1989, após uma noite de encontro entre Heath, o irmão Kenneth e a vítima.

Foi a primeira execução na Flórida em 2026, ocorrendo após um recorde de 19 execuções no ano anterior. O governador Ron DeSantis supervisionou mais execuções em 2025 do que qualquer outro mandatário desde a reinstauração da pena de morte, em 1976. Em 2014, o estado havia registrado oito execuções como máximo.

Segundo registros, Heath e Kenneth encontraram Sheridan em um bar em Gainesville, em maio de 1989. O grupo decidiu ir a um local remoto para fumar maconha. No local, Kenneth sacou uma arma e, após Sheridan resistir, atirou nele. Ronald começou a agredir e esfaquear a vítima, que teve as cartas roubadas recheadas por Heath. Kenneth atirou duas vezes na cabeça de Sheridan.

Em seguida, os irmãos deixaram o corpo em uma área arborizada e retornaram ao bar para usar cartões de crédito de Sheridan, segundo os registros judiciais. Heath foi preso semanas depois, em sua residência na Geórgia, após ligação entre as peças de evidência. Roupas compradas com o cartão roubado foram localizadas, juntamente com relógio da vítima.

Kenneth Heath foi processado pelo homicídio, mas recebeu pena de prisão perpétua após acordo judicial. A Suprema Corte da Flórida negou os recursos de Ronald Heath na última semana, citando apontamentos sobre gestão de protocolos da pena de morte, o processo de clemência e possíveis impactos de juventude na condução do caso. Na terça, a Suprema Corte dos EUA negou o recurso.

Execução e contexto

Até o momento, 2026 marca início de uma sequência de execuções na Flórida, com dois casos adicionais já agendados para este mês e o próximo: Melvin Trotter, 65, em 24 de fevereiro, e Billy Leon Kearse, 53, em 3 de março. Todas as execuções no estado são realizadas por via de injeção letal, com base em três componentes descritos pela direção de correções.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais