Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

MP Militar pede perda de patente de Bolsonaro e outros oficiais

MPM solicita perda de patente de Bolsonaro e de oficiais condenados, indicando indignidade do oficialato e possibilidade de transferência para unidades civis

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Ex-presidente Jair Bolsonaro está preso em uma cela especial na Papuda desde janeiro de 2026. (Foto: Sebastião Moreira/EFE)
0:00
Carregando...
0:00
  • O Ministério Público Militar pediu ao Supremo Tribunal Militar que o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros condenados percam suas patentes militares por suposta tentativa de golpe.
  • Além de Bolsonaro, o pedido abrange o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, e os generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto, considerados indignos do oficialato.
  • Se Bolsonaro perder a patente, terá de ser transferido do Complexo da Papuda, pois a Papudinha é reservada a presos com vínculo com as forças armadas.
  • Os demais oficiais custodiados em regime especial também podem precisar de transferência, conforme o andamento do caso.
  • Este é o primeiro julgamento do STM de crimes contra a democracia; os processos devem ser concluídos até o fim do ano, com duração média de seis meses, segundo o tribunal.
  • A presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha, afirmou em dezembro que as decisões sobre as perdas de patente deveriam ocorrer após as eleições de 2026.

O Ministério Público Militar pediu ao Supremo Tribunal Militar (STM) a perda de patentes militares de Jair Bolsonaro e de outros condenados pelo que é considerado golpe de Estado pelo Supremo. A solicitação foi apresentada nesta terça-feira, no STM.

Além de Bolsonaro, o MPM requer a indigna de Almir Garnier e dos generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Neto. Os pedidos envolvem a suspensão do oficialato e possível retirada de patentes.

Bolsonaro cumpre pena no Complexo da Papuda. Caso tenha a patente retirada, será transferido para outra unidade, já que a Papudinha é destinada a presos com vínculo com as forças armadas. Outros condenados podem também ser transferidos.

É a primeira vez que o STM julga crimes contra a democracia. Normalmente, a indignidade é associada a condenações superiores a dois anos. As ações devem ser concluídas até o fim do ano, com duração média de seis meses.

A presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha, afirmou em dezembro que os julgamentos sobre perdas de patentes após condenações por golpe deveriam ocorrer após as eleições de 2026.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais