Em Alta NotíciasPolíticaFutebolAcontecimentos internacionaisEsportes

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

STF rejeita aposentadoria especial a vigilantes

STF decide contra aposentadoria especial para vigilantes; voto divergente de Moraes vence por seis a quatro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF. Foto: Gustavo Moreno/STF
0:00
Carregando...
0:00
  • STF decidiu de que vigilantes não têm direito à aposentadoria especial, com voto divergente de Alexandre de Moraes prevalecendo por seis a quatro.
  • O voto vencido era do relator, ministro Kássio Nunes Marques, que defendia manter a concessão pela modalidade do INSS.
  • O julgamento ocorreu no plenário virtual e terminou nesta sexta-feira, 13.
  • Contribuíram para a reversão os ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli, André Mendonça e Gilmar Mendes; Kássio foi acompanhado por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Edson Fachin.
  • O INSS havia recorrido de decisão do Superior Tribunal de Justiça, que reconhecia o benefício; a Corte entendeu que a atividade de vigilante não se enquadra na aposentadoria especial, apenas no adicional de periculosidade.

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por 6 a 4, negar a aposentadoria especial a vigilantes. O voto divergente do ministro Alexandre de Moraes foi o que prevaleceu no plenário virtual, encerrado na sexta-feira, 13.

O relator da matéria, ministro Kassio Nunes Marques, defendia manter o reconhecimento do benefício pelo INSS. Ele votou pela manutenção da aposentadoria especial, ao contrário da maioria.

Além de Moraes, votaram pela reversão do entendimento: Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli, André Mendonça e Gilmar Mendes. Endossaram Kassio: Flávio Dino, Cármen Lúcia e Edson Fachin.

A Corte julgou um recurso do INSS que buscava derrubar decisão do Superior Tribunal de Justiça, que havia reconhecido o benefício. O INSS sustentava que o serviço de vigilância cabe apenas ao adicional de periculosidade.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais