Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Espanha restringe redes sociais para menores de 16 anos

Espanha proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais e exige verificação de idade; projeto busca responsabilizar executivos por conteúdo ilegal e odioso

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Spain's Prime Minister Pedro Sanchez gestures during a year-end balance news briefing at Moncloa Palace in Madrid
0:00
Carregando...
0:00
  • Espanha vai banir o acesso de menores de 16 anos às redes sociais, com as plataformas devendo adotar sistemas de verificação de idade.
  • A comunicação foi feita pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez durante a World Government Summit, em Dubai.
  • O governo espanhol pretende apresentar um novo projeto de lei na próxima semana para responsabilizar executivos de redes sociais por conteúdos ilegais e de ódio.
  • Em dezembro, a Austrália tornou-se o primeiro país a proibir crianças abaixo de 16 anos de usar redes sociais.
  • A medida é observada por outros países, como Reino Unido e França, que também estudam regras com base na idade.

Spain to ban social media access for children under 16

A Espanha anunciará a proibição de acesso de menores de 16 anos às redes sociais, com as plataformas obrigadas a adotar sistemas de verificação de idade. A declaração foi feita pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez nesta terça-feira, durante o World Government Summit, em Dubai.

Segundo Sánchez, as crianças estão expostas a um espaço que não deveriam mapear sozinhas. O governo argumenta que a medida visa protegê-las do que chamou de Wild West digital, eliminando a circulação de conteúdos inadequados para esse público.

Uma nova proposta de lei será apresentada na próxima semana para responsabilizar executivos de redes sociais por conteúdos ilegais e odiosos. O governo afirma que haverá mecanismos para responsabilização de plataformas e responsáveis.

Contexto internacional

A medida da Espanha acompanha movimentos recentes no cenário global. Em dezembro, a Austrália tornou-se o primeiro país a impor o banimento para menores de 16 anos. Países como Reino Unido e França acompanham debates sobre regras semelhantes.

Desdobramentos previstos

A legislação espanhola deverá tramitar no Parlamento, com impactos esperados tanto para plataformas quanto para usuários menores de idade. A implementação depende de aprovação legislativa e de acordos técnicos com as empresas digitais.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais