Em Alta NotíciasFutebolPolíticaBrasilEsportes

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Estado Islâmico reivindica dois ataques contra Exército sírio e anuncia nova fase

Estado Islâmico reivindica dois ataques contra forças sírias em Mayadin e Raqqa, anunciando nova fase de operações contra a liderança do país

Military personnel in a vehicle at the crossing connecting the two banks of the Euphrates River, as they attempt to cross to the other side after the Syrian Democratic Forces (SDF) withdrew from Deir al-Zor province and the Syrian army took full control over the area, in Deir al-Zor, Syria, January 18, 2026. REUTERS/Khalil Ashawi/File Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • O Estado Islâmico reivindicou dois ataques contra o exército sírio, em Mayadin, Deir al-Zor, e na cidade de Raqqa, marcando o que o grupo chamou de uma “nova fase” de operações.
  • O grupo afirmou ter atingido “um indivíduo do regime sírio apóstata” em Mayadin com uma pistola, e dois militares com metralhadoras em Raqqa.
  • O Ministério da Defesa da Síria informou que um soldado e um civil foram mortos por atacantes desconhecidos; a fonte militar disse que o soldado era da quarenta e segunda divisão.
  • O grupo afirmou que a Síria saiu da “ocupação iraniana” para a “ocupação turco-americana” e afirmou ter iniciado uma nova fase de ações contra a liderança.
  • O atentado ocorre dias após outra attaque em Deir al-Zor e em meio a relatos de escalada contra o governo sírio, com o grupo destacando o ex-líder Ahmed al-Sharaa.

ISIS reivindicou neste sábado duas ações contra forças do governo sírio, em momentos de acentuada escalada. A milícia disse ter atingido pessoal do exército em Mayadin, Deir al-Zor, com uma pistola, e atacado outros dois membros com metralhadoras na cidade de Raqqa, no norte.

O Ministério da Defesa da Síria confirmou, em comunicado, a morte de um soldado e de um civil no ataque de hoje, sem detalhar os responsáveis. Uma fonte militar citada pela Reuters informou que o soldado era da 42ª Divisão do Exército.

O grupo também divulgou, via agência Dabiq, uma mensagem do porta-voz Abu Hudhayfa al-Ansari, afirmando que o país passou de ocupação iraniana para ocupação turco-americana e que começou uma nova fase de operações contra a liderança síria. Sharaa, já ex-ala de al Qaeda, figura como alvo no discurso.

Contexto

Sharaa assinou a adesão da Síria à coalizão global contra o EI durante viagem aos EUA em novembro, reunindo-se com o então presidente Donald Trump. A organização já contabiliza seis ataques contra alvos do governo sírio desde a queda de Assad.

Desdobramentos

O episódio ocorre dois dias após o EI confirmar outra agressão em Deir al-Zor, com um policial morto e outro ferido. Diversos perfis pró-IS em redes sociais têm incentivado ataques com motos e armas de fogo.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais