- Ucrânia informou que terminais Starlink usados pela Rússia no campo de batalha foram desativados, prejudicando operações de ataque em várias áreas.
- o país afirmou que trabalha com a SpaceX para bloquear o uso em drones de ataque russos e está compilando uma “lista branca” de terminais para bloquear os russos.
- o ministro da defesa, Mykhailo Fedorov, disse que os terminais russos já bloqueados estão dentro da lista, com verificação em andamento.
- a SpaceX não respondeu a pedidos de comentário; o empresário Elon Musk afirmou que as medidas para impedir o uso não autorizado parecem ter funcionado.
- fontes de Kiev indicaram que a desativação afetou as comunicações russas, com operações de ataque paralisadas em várias frentes; a Reuters não pôde verificar de forma independente.
Starlink usados pelas forças russas na linha de frente foram desativados na Ucrânia, informou Kyiv nesta quinta-feira. O governo qualificou a medida como um “disaster” para Moscou, sinalizando interrupções nas ações de ataque em várias áreas.
Segundo autoridades ucranianas, a Rússia utilizava milhares de terminais Starlink para manter comunicações móveis na batalha. Ainda não há apuração sobre a escala exata da desativação pela Ucrânia.
Fedorov, ministro da Defesa, afirmou que o país trabalha com SpaceX para bloquear o uso de terminais Starlink em drones de ataque russos e elaborou uma lista branca com terminais de uso ucraniano para permitir o bloqueio dos russos. A verificação segue em andamento.
SpaceX não respondeu de imediato a pedido de comentário. O empresário Elon Musk afirmou, no fim de semana, que as medidas para interromper o uso não autorizado teriam funcionado.
Serhiy Beskrestnov, assessor de Fedorov, disse que o impacto já é significativo, afirmando que “o inimigo não tem problema na frente, tem um desastre” e que comandos de tropa teriam entrado em colapso em várias áreas.
A defesa de Kyiv depende de dezenas de milhares de conexões via Starlink para comunicação no campo de batalha e para operar drones. A Ucrânia afirmou ter descoberto terminais Starlink em drones de longo alcance usados em ataques russos.
Uma fonte da linha de frente no leste disse à Reuters que as comunicações russas enfrentam problemas, com a grande maioria das ligações via Starlink fora do ar. A agência não pôde confirmar de forma independente.
Entre na conversa da comunidade