Em Alta NotíciasFutebolAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Starlink desativada por forças russas no campo de batalha, diz Ucrânia

Terminais Starlink usados pela Rússia no campo de batalha teriam sido desativados, dizem autoridades ucranianas, prejudicando ações ofensivas

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
A Starlink satellite internet system near the frontline town of Bakhmut amid Russia's attack on Ukraine
0:00
Carregando...
0:00
  • Ucrânia informou que terminais Starlink usados pela Rússia no campo de batalha foram desativados, prejudicando operações de ataque em várias áreas.
  • o país afirmou que trabalha com a SpaceX para bloquear o uso em drones de ataque russos e está compilando uma “lista branca” de terminais para bloquear os russos.
  • o ministro da defesa, Mykhailo Fedorov, disse que os terminais russos já bloqueados estão dentro da lista, com verificação em andamento.
  • a SpaceX não respondeu a pedidos de comentário; o empresário Elon Musk afirmou que as medidas para impedir o uso não autorizado parecem ter funcionado.
  • fontes de Kiev indicaram que a desativação afetou as comunicações russas, com operações de ataque paralisadas em várias frentes; a Reuters não pôde verificar de forma independente.

Starlink usados pelas forças russas na linha de frente foram desativados na Ucrânia, informou Kyiv nesta quinta-feira. O governo qualificou a medida como um “disaster” para Moscou, sinalizando interrupções nas ações de ataque em várias áreas.

Segundo autoridades ucranianas, a Rússia utilizava milhares de terminais Starlink para manter comunicações móveis na batalha. Ainda não há apuração sobre a escala exata da desativação pela Ucrânia.

Fedorov, ministro da Defesa, afirmou que o país trabalha com SpaceX para bloquear o uso de terminais Starlink em drones de ataque russos e elaborou uma lista branca com terminais de uso ucraniano para permitir o bloqueio dos russos. A verificação segue em andamento.

SpaceX não respondeu de imediato a pedido de comentário. O empresário Elon Musk afirmou, no fim de semana, que as medidas para interromper o uso não autorizado teriam funcionado.

Serhiy Beskrestnov, assessor de Fedorov, disse que o impacto já é significativo, afirmando que “o inimigo não tem problema na frente, tem um desastre” e que comandos de tropa teriam entrado em colapso em várias áreas.

A defesa de Kyiv depende de dezenas de milhares de conexões via Starlink para comunicação no campo de batalha e para operar drones. A Ucrânia afirmou ter descoberto terminais Starlink em drones de longo alcance usados em ataques russos.

Uma fonte da linha de frente no leste disse à Reuters que as comunicações russas enfrentam problemas, com a grande maioria das ligações via Starlink fora do ar. A agência não pôde confirmar de forma independente.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais