- O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, disse que um acordo de paz para encerrar a guerra na Ucrânia exigirá escolhas difíceis.
- ele fez o comentário durante um discurso no parlamento da Ucrânia, em Kyiv, na terça-feira, com tradução.
- Rutte afirmou que o programa de aquisição de armas PURL fornece 90% dos mísseis de defesa aérea da Ucrânia.
- a declaração foi feita durante a visita a Kyiv.
O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, afirmou em Kyiv que um acordo de paz para encerrar a guerra da Rússia na Ucrânia exigirá escolhas difíceis. O comentário foi feito nesta terça-feira, durante um discurso ao parlamento ucraniano, com interpretação.
Rutte afirmou que a negociação de um acordo dependerá de decisões difíceis a serem tomadas pelas partes envolvidas. Ele manteve o tom de cautela, destacando que avanços diplomáticos exigem compromisso claro dos governos.
O chefe da OTAN ressaltou a importância de mecanismos de defesa para a Ucrânia durante o conflito. Segundo ele, a aliança está atenta aos desenvolvimentos no terreno e às condições para qualquer cessar-fogo ou acordo duradouro.
Em seguida, o líder destacou um componente logístico crucial: o programa de aquisição de armas PURL abastece 90% dos mísseis de defesa aérea da Ucrânia, segundo suas informações.
A audiência na capital ucraniana ocorreu em meio a avanços diplomáticos variáveis e a avaliações sobre prazos, condições e garantias de segurança que acompanham as negociações. Reportagem de Max Hunder, com redação de Dan Peleschuk.
Entre na conversa da comunidade