- Rússia atacou infraestrutura na região de Odesa, na Ucrânia, nesta terça-feira, incluindo.portos de Pivdennyi e Chornomorsk no Mar Negro.
- Um navio civil panamã registrado, carregado de grãos, foi danificado, e tanques de armazenamento de petróleo também foram atingidos.
- Uma pessoa ficou ferida, segundo o vice-primeiro-ministro Oleksiy Kuleba, que divulgou as informações pelo Telegram.
- Kuleba afirmou que o ataque é mais um alvo a infraestrutura portuária civil e que o objetivo é disruptar a logística e dificultar o transporte.
- Apesar dos incidentes, os dois portos permaneceram em operação, reforçando a importância de Odesa e das proximidades para o comércio externo da Ucrânia.
O Rússia atacou infraestrutura na região de Odesa, na Ucrânia, nesta terça-feira, segundo o vice-primeiro ministro Oleksiy Kuleba. O ataque atingiu um navio civil, danificou instalações portuárias em Pivdennyi e Chornomorsk e deixou uma pessoa ferida.
Kuleba informou que o navio de bandeira panamenha, carregado de grãos, foi atingido, assim como tanques de armazenamento de óleo. O ataque é descrito como mais um ataque direcionado a infraestrutura portuária civil.
Apesar dos danos, os portos permaneceram em operação, afirmou o governo ucraniano. Odesa e a região vizinha são vitais para o comércio externo da Ucrânia e para a economia de guerra do país.
Contexto estratégico
A região abriga portos do Mar Negro essenciais para exportação agrícola ucraniana, com Pivdennyi e Chornomorsk ganhando importância desde o início do conflito.
Nas últimas semanas, ações militares no Mar Negro se intensificaram, com ataques a ativos navais e comerciais de ambos os lados. Kiev tem aumentado o uso de drones marítimos, enquanto a Rússia intensifica ataques a Odesa.
Entre na conversa da comunidade