- a rússia afirmou que observa uma escalada sem precedentes de tensões em torno do iran após a Estados Unidos deslocarem ativos militares para o Oriente Médio.
- washington deslocou navios de guerra para a região e mantém conversas com Teerã sobre limitar seu programa nuclear.
- a rússia tem acordo de parceria estratégica com o iran, ainda que não inclua cláusula de defesa mútua.
- nesta semana, um corveta russo realizou manobras com a marinha iraniana no golfo de omã, segundo o ministério da defesa russo.
- o porta-voz do kremlim, dimitri peskov, pediu moderação a iranianos e a todas as partes da região, enfatizando a busca por soluções políticas e diplomáticas.
Russia disse na quinta-feira estar observando uma escalada inédita de tensões em torno do Irã, conforme os EUA deslocam ativos militares para o Oriente Médio. O Kremlin pediu prudência a Teerã e às outras partes envolvidas, apontando a necessidade de soluções políticas.
Washington enviou navios de guerra para a região e mantém negociações com Teerã sobre a limitação do programa nuclear. As manobras são vistas como parte de uma visão de segurança regional que envolve exercícios militares.
Um corveta naval russo realizou manobras com a marinha iraniana no Golfo de Omã nesta semana, segundo o Ministério da Defesa da Rússia. O governo russo afirmou que os exercícios foram planejados e coordenados previamente.
Contexto regional
A Rússia mantém um tratado de parceria estratégica com o Irã, sem cláusula de defesa mútua. O Kremlin destacou a necessidade de evitar escaladas e priorizar meios diplomáticos para resolver divergências.
Peskov ressaltou que a situação demanda cautela entre todas as partes do Oriente Médio, indicando que as negociações políticas devem prevalecer na busca de um acordo estável na região.
Entre na conversa da comunidade