Em Alta NotíciasFutebolAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Argélia cancela acordo de tráfego aéreo com Emirados Árabes

Argélia inicia procedimentos para cancelar acordo de serviços aéreos com os Emirados Árabes Unidos, assinado em 2013, em meio a críticas recentes ao país

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Algeria's President Abdelmadjid Tebboune addresses the 78th Session of the U.N. General Assembly in New York City, U.S., September 19, 2023. REUTERS/Mike Segar/File Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • A Argélia iniciou o processo de cancelamento do acordo de serviços aéreos com os Emirados Árabes Unidos, assinado em Abu Dhabi em 13 de maio de 2013 e ratificado por decreto presidencial em 30 de dezembro de 2014.
  • A imprensa estatal informou que não foi dado motivo imediato para a medida.
  • Pelo acordo, o lado Emirati deve ser formalmente notificado por canais diplomáticos, e o Secretário-Geral da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) será informado para os procedimentos na organização.
  • Não houve comentário imediato dos Emirados Árabes Unidos.
  • Em outubro do ano passado, o presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, afirmou que as relações com todos os estados do Golfo eram “quentes” exceto com um país, sem identificá-lo, acusando-o de se intrometer nos assuntos internos da Argélia; citou Arábia Saudita, Kuwait, Omã e Qatar como “irmãos”.

Algeria iniciou o processo de cancelamento do acordo de serviços aéreos com os Emirados Árabes Unidos, firmado em Abu Dhabi em maio de 2013, informou a imprensa estatal neste sábado, 7 de fevereiro.

Não houve explicação imediata para a medida, mas veículos de comunicação argelinos criticaram o UAE nos últimos meses, acusando-o de buscar semear discordância regional.

A Rádio estatal informou que a Argélia solicitou oficialmente a rescisão do acordo, sob o Artigo 22, e que o lado Emirati deve ser notificado por vias diplomáticas. Também será informado o Secretariado da ICAO para as providências no órgão.

Contexto diplomático

Não houve comentário imediato por parte dos Emirados Árabes Unidos sobre o assunto.

Em outubro do ano passado, o presidente Abdelmadjid Tebboune disse que as relações com os Estados do Golfo estavam de forma geral quentes, exceto com um país, numa referência implícita ao UAE. Ele citou como vizinhos próximos a Arábia Saudita, Kuwait, Omã e Catar, e acusou o país citado de ingerência em assuntos internos.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais