- O financiador americano Gentry Beach, ligado à família do presidente Donald Trump, assinou no último outono um acordo com a gigante de energia russa Novatek para desenvolver gás natural no Alasca, sob sanções ocidentais.
- A informação foi publicada pelo New York Times nesta sexta-feira, citando Beach.
- Em agosto, Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, se encontraram no Alasca para discutir um possível acordo para encerrar a guerra na Ucrânia.
- Autoridades dos EUA e da Rússia discutiram propostas de energia à margem das negociações, com o objetivo de incentivar o Kremlin a aceitar um acordo de paz e aliviar sanções.
- A Novatek informou que está em negociações sobre o uso de sua tecnologia para liquefazer gás natural no remoto norte do Alasca, mas não confirmou parceria com Beach.
Gentry Beach, financiador americano próximo da família do ex-presidente Donald Trump, assinou, no último outono, um acordo com a gigante energética russa Novatek para desenvolver gás natural no Alasca, segundo o New York Times.
A reportagem aponta que, durante as negociações em agosto, Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, se encontraram no Alasca para discussões sobre um possível fim da guerra na Ucrânia. Fontes próximas às negociações disseram que as propostas visavam incentivar o Kremlin a fechar um acordo de paz e, ao mesmo tempo, aliviar sanções contra a Rússia.
Beach, que é presidente e CEO da America First Global, atua em setores de energia, mineração e infraestrutura. Ele ajudou a angariar recursos para a campanha de Trump em 2016 e mantém uma relação próxima com o filho do ex-presidente, Donald Trump Jr., conforme apurado pelo jornal.
Segundo o NYT, Beach disse ao jornal que o projeto está em estágio inicial e enfrenta obstáculos significativos, sem revelar detalhes financeiros. A Novatek confirmou que está avaliando o uso de sua tecnologia para liquefação de gás no norte remoto do Alasca, mas não confirmou a parceria com Beach.
Entre na conversa da comunidade