- Pré-selecionados no Fies 2026 devem complementar a inscrição entre 20 e 24 de fevereiro, no site FiesSeleção, usando a senha da plataforma Gov.br.
- As informações solicitadas agora incluem confirmação de endereço, contatos, detalhamento do grupo familiar, semestre de ingresso, percentual do financiamento, escolha do banco e o valor da mensalidade para cálculo.
- O Fies Social pode permitir contratação de financiamento integral, com cobertura de até 100% dos encargos educacionais; resultado já foi divulgado pelo MEC em 19 de fevereiro.
- Após a complementação, é preciso comprovar as informações em até cinco dias úteis na instituição privada; para o Fies Social, não é exigida comprovação de renda perante a CPSA, mas é necessário validar as demais informações.
- Na primeira edição de 2026, foram ofertadas 67.301 vagas em 1.421 instituições para 19.834 cursos; no total, o Fies terá 112.168 vagas no ano; a lista de espera funciona de 26 de fevereiro a 10 de abril, com 210.108 interessados e 528.175 inscrições (Fies Social teve 52.930 inscritos).
Os pré-selecionados na chamada única do Fies 2026 devem complementar, a partir desta sexta-feira (20) até 23h59 de terça (24), as informações já fornecidas na inscrição. O ajuste ocorre no site do FiesSeleção, usando senha da Gov.br.
As informações solicitadas não estavam na inscrição inicial. Elas incluem confirmação de endereço, e-mail e telefone, detalhamento do grupo familiar, semestre de ingresso, percentual de financiamento, banco onde o contrato será formalizado e o valor da mensalidade para cálculo.
O edital do Fies 2026 permite ainda que o pré-selecionado no Fies Social solicite financiamento integral de até 100% dos encargos cobrados pela faculdade privada. A divulgação da pré-seleção ocorreu no portal do MEC na última quinta-feira.
Chamada única
O MEC informou o caminho para checagem da pré-seleção no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, aba do Fies. A divulgação foi feita por meio de nota oficial.
O Fies Social atende estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 810,50 em 2026) e inscrito no CadÚnico. O benefício é condicionado à regularidade com a documentação.
Etapas
Após a complementação online, os estudantes devem comprovar as informações declaradas em até cinco dias úteis junto à instituição privada. O caso de quem ficou no Fies Social dispensa a comprovação de renda à CPSA, mas exige validação de demais dados.
A lista de espera permite ocupação de vagas não preenchidas na edição inicial. A convocação acontece entre 26 de fevereiro e 10 de abril, com acompanhamento no site do FiesSeleção.
Entre na conversa da comunidade