- O Ministério da Educação realizou, nos dias 2, 3 e 5 de fevereiro, três seminários de acompanhamento da Rede Interset-CE, em Fortaleza (UFC e UECE) e Juazeiro do Norte (UFCA).
- A Rede Interset-CE integra universidade, escola e políticas públicas (saúde, assistência social, cultura, direitos humanos) para enfrentar vulnerabilidade social.
- Em dois mil e vinte e cinco foram implementados setenta projetos de extensão com sete instituições públicas de ensino superior no Ceará, oferecendo 331 bolsas para atuação de estudantes em 175 municípios.
- Durante os seminários houve socialização de resultados dos primeiros seis meses da rede e intercâmbio de experiências na Feira de Projetos, com visitas a escolas beneficiárias.
- O diretor de Articulação Intersetorial, Antonio Claret de Campos Filho, destacou a cooperação entre setores como essencial para fortalecer políticas educacionais e promover educação integral.
O MEC, por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), realizou três seminários entre 2 e 5 de fevereiro para acompanhar projetos intersetoriais de extensão da Rede Interset-CE. Os encontros ocorreram em Fortaleza, na UFC e na UECE, e em Juazeiro do Norte, na UFCA.
A Rede Interset-CE reúne universidades, escolas e políticas públicas para enfrentar desafios em territórios de vulnerabilidade social. O objetivo é articular educação básica com setores como saúde, assistência social, cultura e direitos humanos, fortalecendo a extensão universitária e a formação cidadã dos estudantes.
Em 2025, a rede desenvolveu 70 projetos de extensão com sete instituições públicas do Ceará, incluindo UFC, UVA, IFCE, Uece, Unilab, UFCA e URCA. Ao todo, foram disponibilizadas 331 bolsas para estudantes atuarem junto aos sistemas de ensino em 175 municípios do estado.
Resultados e atividades dos seminários
Durante os encontros, a Sase socializou resultados dos primeiros seis meses da rede e promoveu o intercâmbio de experiências por meio da Feira de Projetos, realizada paralelamente. Como parte da programação, equipes visitaram algumas escolas beneficiadas para observar o impacto das ações.
Segundo o diretor de Articulação Intersetorial, Antonio Claret de Campos Filho, as ações demonstram a importância da cooperação entre setores para fortalecer políticas educacionais e promover uma educação integral, alinhada aos planos estaduais e municipais de educação.
Entre na conversa da comunidade