- A missão Artemis II, com quatro astronautas, poderia decolar em 6 de março para retornar à Lua pela primeira vez em cinquenta anos.
- NASA informou que uma interrupção no fluxo de hélio deve impactar a janela de março, atrasando o lançamento.
- O hélio é usado para pressurizar os tanques de combustível e resfriar procedimentos do foguete.
- O teste de quinta-feira envolveu o abastecimento com cerca de 730 mil galões de propulsor ao longo de 50 horas; inicialmente não houve falhas, mas houve a interrupção de fluxo de hélio durante a madrugada de sexta-feira.
- A tripulação prevista é Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hanse; a missão visa estudar a superfície lunar de perto e pavimentar caminho para Artemis III, com previsão de pouso até 2028, dependendo das condições.
A Nasa manteve o foco na missão Artemis II, prevista para levar astronautas à órbita da Lua, mas informou que a janela de lançamento de março deve sofrer atraso. O atraso surge após verificação de segurança revelar problemas no fluxo de hélio do sistema de lançamento.
Durante a checagem de quinta-feira, o foguete foi abastecido com cerca de 730 mil galões de propelente ao longo de 50 horas e não houve falhas iniciais. A situação mudou na madrugada de sexta para sábado, quando engenheiros identificaram interrupção no fluxo de hélio, essencial para operações de lançamento.
A Nasa afirmou que o incidente “vai impactar quase com certeza” a janela de março. O hélio é usado para pressurizar tanques de combustível e resfriar sistemas do foguete, sendo tratado como questão técnica séria.
Detalhes da missão e envolvidos
Quatro astronautas estão programados para a viagem de 10 dias ao lado distante da Lua e retorno. Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da Nasa, compõem o trio de americanos, com Jeremy Hanse, do Canadá, a bordo para a missão.
O anúncio sobre o atraso foi feito pela Nasa na sequência do alerta de interrupção no fluxo de hélio. O próprio presidente da agência, Jared Isaacman, comunicou a expectativa de que o problema afete o planejamento de março.
O lançamento está previsto para ocorrer no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, embora a data exata ainda não tenha sido confirmada. O objetivo é avançar com a exploração lunar e abrir caminho para Artemis III.
Entre na conversa da comunidade