- João Fonseca foi eliminado nas quartas de Roland Garros pelo tcheco Jakub Mensik, em três sets a zero, e é treinado por Guilherme Teixeira.
- A derrota fará Fonseca subir do 30º para o 25º lugar no ranking na próxima atualização, em oito de junho.
- Essa posição será a segunda melhor da carreira do carioca, que já chegou ao 24º posto em outubro de dois mil e vinte e cinco.
- Mensik, que disputava as quartas de um Grand Slam pela primeira vez, sobe onze posições e passa a ocupar o 16º lugar; o melhor dele até agora é o 12º, alcançado em março.
- Na próxima fase, Mensik encara o alemão Alexander Zverev, terceiro do mundo; nos encontros anteriores, Zverev venceu o único duelo entre eles, nas oitavas do Masters 1000 de Madrid, em abril.
João Fonseca foi eliminado nas quartas de final de Roland Garros, ao perder por 3 sets a 0 para o tcheco Jakub Mensik. A derrota ocorreu nesta terça-feira, em Paris, encerrando a campanha do brasileiro no torneio do Grand Slam.
A vitória de Mensik encerrou a jornada de Fonseca no saibro parisiense. O brasileiro é o atual líder do Brasil no ranking e deverá subir cinco posições na próxima atualização, indo da 30ª para a 25ª colocação, em 8 de junho.
A derrota também representa o melhor momento da carreira de Mensik nas grandes ligas, ao avançar para as semifinais pela primeira vez em um Slam. O jovem de 17 anos já havia conquistado o 16º lugar no ranking, subindo 11 posições com a vitória sobre Fonseca.
Mudança no ranking
Com o resultado, Mensik conquista a melhor posição de carreira até aqui, enquanto Fonseca registra ganho expressivo no ranking. O brasileiro, treinado por Guilherme Teixeira, já havia atingido o 24º posto em outubro de 2025, após vencer o 500 Basel.
Zverev, eventual adversário de Mensik nas semifinais, chega como favorito entre os que seguem na competição. O alemão Alexander Zverev, atual número 3 do mundo, enfrenta o tcheco nos próximos dias, mantendo o retrospecto favorável contra Mensik.
Entre na conversa da comunidade