- Em Vancouver, Canadá derrotou o Brasil na rodada inicial da fase classificatória da Copa Davis, após o Brasil ter virado para 2 a 1 com duas vitórias na programação de sexta-feira.
- A dupla Orlando Luz e Rafael Matos abriu a sessão de sábado com vitória sobre Draxl e Cleeve Harper, dando a virada ao time brasileiro.
- Gabriel Diallo venceu Matheus Pucinelli, deixando o placar empatado em 2 a 2.
- No confronto decisivo, Gustavo Heide foi derrotado por Liam Draxl, por 6/3 e 6/4, encerrando a reação brasileira.
- A derrota mantém o Brasil na mesma situação do ano passado e define a participação na repescagem de setembro, para buscar vaga no qualificatório.
Vancouver, Canadá — Na rodada inicial da fase classificatória da Copa Davis, o Brasil foi derrotado pelo Canadá. A equipe de Jaime Oncins abriu 2 a 1 com a vitória de duplas, mas perdeu as duas partidas de simples seguintes. No jogo decisivo, Gustavo Heide foi batido por Liam Draxl, 146º do mundo, por 6/3 e 6/4.
As duas vitórias brasileiras vieram na sexta-feira, quando Heide venceu o top 40 Gabriel Diallo, em sets equilibrados. Na primeira sexta, João Lucas Reis perdeu para Draxl por duplo 6/3. Neste sábado, Orlando Luz e Rafael Matos garantiram a virada na dupla diante de Draxl e Cleeve Harper, 3/6, 6/4 e 7/5.
Diallo empatou o placar ao superar Matheus Pucinelli por 3/6, 6/1 e 7/6 (7-4). A luta seguiu com o duelo de duplas, em que Luz/Matos fecharam a vitória brasileira. O Canadá, porém, confirmou a virada no confronto de simples com Draxl, selando a classificação.
Saque de Heide perde qualidade e prejudica o desempenho da liderança brasileira. O paulista de 23 anos teve baixo índice de primeiro saque e cometeu muitos erros de base, especialmente com o backhand, abrindo vantagem de Draxl.
Ao longo do segundo set, Heide mostrou produção mais agressiva, mas não conseguiu impedir a virada de Draxl, que fechou o jogo com serviço preciso e finalizou com game perfeito no cierre.
Próximos passos
Com a derrota, o Brasil fica na mesma posição do ano anterior e aguarda o adversário da rodada de repescagem, em setembro, para buscar vaga no qualificatório. O playoff reúne derrotados do qualificatório e os classificados do Grupo 1.
Entre na conversa da comunidade