- Chile vence a Sérvia na primeira rodada da fase classificatória para o Grupo Mundial da Copa Davis, com o duelo de duplas Jarry/Barrios vencendo por 6/4, 6/4 sobre Matej e Ivan Sabanov e assegurando o terceiro ponto.
- Barrios bateu Dusan Lajovic por 7/5 e 7/6 (9-7); Tabilo virou sobre Ognjen Milic, 6/7 (3-7), 6/2 e 6/4.
- O Chile enfrenta a Espanha, em setembro, que pode contar com Carlos Alcaraz.
- No quadro Sul-Americano, Equador abriu vantagem sobre a Austrália em Quito, com Meza vencendo Hijikata e Andrade virando sobre Duckworth; quem vencer enfrentará a Grã-Bretanha.
- Além do Chile, Brasil joga contra o Canadá em Vancouver, Peru foi eliminado pela Alemanha, Argentina está em Seul, e EUA e República Tcheca estão perto de confirmação de duelo após vitórias no fim de semana.
O Chile garantiu o terceiro ponto da primeira rodada da fase classificatória da Copa Davis ao vencer a Sérvia. A dupla Nicolas Jarry e Tomas Barrios dominou Matej e Ivan Sabanov por 6/4 6/4, em jogo disputado em Santiago, no saibro, diante da torcida.
A vitória do Chile, que já tinha vencido os simples, foi fechada com Barrios vencendo Dusan Lajovic por 7/5 7/6 (9-7) e Barrios? perdão, Tabilo virando sobre Ognjen Milic em sets alternados: 6/7 (3-7) 6/2 6/4. O confronto determinou o 3º ponto para o time anfitrião.
O Chile volta a jogar em setembro, diante da Espanha, em confronto que pode contar com Carlos Alcaraz, conforme a programação anunciada. A equipe chilena busca manter o ritmo após a vitória na sexta-feira.
Enquanto isso, o Equador abriu vantagem sobre a Austrália em Quito. Alvaro Meza derrotou Rinky Hijikata por 6/4 1/6 6/4, e Andres Andrade venceu James Duckworth por 3/6 6/3 7/5. O vencedor encara a Grã-Bretanha, que passou pela Noruega.
Entre os demais duelos da competição, o Brasil atua em Vancouver contra o Canadá, e o Peru foi eliminado pela Alemanha. A Argentina disputou sua vaga em Seul. Ao fim do primeiro dia, Coreia do Sul e Portugal estão empatados em 1 a 1, e o vencedor avançará contra Holanda ou Índia em setembro.
Na programação paralela, a Alemanha e a Croácia avançaram e vão medir forças. A Áustria bateu o Japão como visitante e aguarda Bélgica ou Bulgária. Os belgas abriram 2 a 0. EUA e República Tcheca estão próximos de confirmar duelo direto, após vitórias de sábado contra Hungria e Suécia.
Entre na conversa da comunidade