- A seleção iraniana chegou ao México na madrugada de domingo, sete de junho, para a Copa do Mundo, realizada em três países: México, Estados Unidos e Canadá.
- A delegação mudou a base de hospedagem do Arizona, nos Estados Unidos, para Tijuana, no México, mas jogará as três partidas da fase inicial nos EUA.
- Os dois primeiros jogos serão perto de Los Angeles: frente à Nova Zelândia, em quinze de junho, e à Bélgica, em vinte e um de junho; o jogo contra o Egito será em Seattle, no dia vinte e seis de junho.
- O governo dos Estados Unidos confirmou vistos para atletas e equipe de apoio, mas não para todos; quinze dos setenta membros que chegaram a Tijuana não receberam visto.
- Esta é a primeira Copa do Mundo desde 1930 em que a nação anfitriã recebe um país com o qual está em guerra, e as autoridades destacaram que a abertura de vistos visa apenas atletas e equipe necessária, sem uso para fins terroristas.
A seleção iraniana chegou ao México na madrugada deste domingo (7) para disputar a Copa do Mundo, que acontece em três países: México, Estados Unidos e Canadá. A delegação viaja em meio a tensões entre Irã e EUA desde fevereiro, mas segue com a preparação para os jogos.
Inicialmente, o grupo deveria ficar hospedado no Arizona, nos EUA. Nos últimos dias, a mudança foi confirmada para Tijuana, no México. Mesmo assim, todos os jogos da primeira fase acontecerão em solo norte-americano.
A atuação do Irã começa nos arredores de Los Angeles, com duelo contra a Nova Zelândia em 15 de junho e confronto com a Bélgica em 21 de junho. No dia 26 de junho, a equipe encara o Egito em Seattle.
Esta edição da Copa é histórica por permitir a presença de um país em conflito com o anfitrião. Um funcionário do Departamento de Estado confirmou à Reuters a concessão de vistos aos atletas e à equipe de apoio necessária, porém com ressalvas.
O governo americano ressaltou que a sociedade não deve permitir que a delegação utilize o visto para fins inadequados, especialmente diante do contexto militar envolvendo o Irã. Também afirmou que a logística de viagens pode impactar a preparação da seleção.
Apesar da garantia de vistos para parte da delegação, nem todos os membros receberam autorização para entrar nos EUA. A federação de futebol do Irã informou que alguns executivos e membros da administração não obtiveram vistos, o que pode impactar a participação completa no Mundial.
Segundo a federação, cerca de 15 dos 70 membros que chegaram a Tijuana não receberam visto para adentrar aos EUA, o que levanta dúvidas sobre a presença integral da delegação na competição. A situação é acompanhada de perto pelos organizadores e pelos rivais.
Com informações da agência Reuters
Entre na conversa da comunidade