- A FIFA impôs ao Botafogo o quarto transfer ban, válido por três janelas, por dívida de 1,9 milhão de euros com o Zenit pela compra de Artur; total da dívida era de 5,7 milhões de euros.
- Artur deixou o Botafogo em março e assinou com o São Paulo por empréstimo até o fim do ano; o atacante atuou em 60 jogos, marcou dez gols e deu cinco assistências pelo clube alvinegro.
- A punição se soma a três bans anteriores pela FIFA, envolvendo dívidas com Atlanta United (Thiago Almada), Ludogorets (Rwan Cruz) e New York City FC (Santiago Rodríguez); os dois últimos também com três janelas sem registrar atletas.
- O Botafogo está em recuperação judicial e busca acordos para regularizar dívidas; a SAF pretende apresentar a situação à FIFA para organizar as pendências dentro da recuperação.
- O negócio envolvendo Artur ocorreu no início de 2025, momento em que também houve a negociação pela venda de Luiz Henrique ao Zenit por cerca de 35 milhões de euros.
O Botafogo sofreu nesta quarta-feira (27) o quarto transfer ban da Fifa, válido por três janelas de transferências sem poder registrar atletas. A punição decorre de uma dívida com o Zenit (RUS) pela compra de Artur, que hoje está emprestado ao São Paulo.
A dívida com o Zenit envolve parcelas pendentes no valor total de 5,7 milhões de euros (cerca de R$ 33,5 milhões). O negócio, assinado no início de 2025, girou em torno de 10 milhões de euros pelo atacante Artur.
Além do caso de Artur, o Botafogo acumula sanções anteriores da Fifa por débitos com Atlanta United (Thiago Almada), Ludogorets (Rwan Cruz) e New York City FC (Santiago Rodríguez). As duas últimas também configuraram três janelas de transferências sem registro de atletas.
Artur deixou o Botafogo em março e assinou com o São Paulo por empréstimo até o fim do ano. Ele disputou 60 jogos pelo clube alvinegro, marcou 10 gols e deu 5 assistências.
Contexto financeiro e recuperação judicial
O Botafogo trabalha em recuperação judicial e busca acordos para mitigar as dívidas. A SAF planeja levar a questão à Fifa para revelar um plano de regularização dentro do processo de recuperação, com o objetivo de revertir o transfer ban.
Ainda não há prazo definido para a posição da Fifa sobre o caso Zenit. A direção do Botafogo aponta que a atualização do acordo pode influenciar a liberação de registros de atletas nas próximas janelas.
Entre na conversa da comunidade