- Leonardo Jardim chegou ao Cruzeiro no início da última temporada, aceitando o projeto apresentado pela diretoria, não por questões financeiras, e destacando um “projeto de vida” no Brasil.
- O início foi difícil: quatro jogos para a primeira vitória, com derrotas e empates, e ele reconheceu que investimento não garantia jogadores de qualidade.
- Em maio de 2025, o Cruzeiro foi eliminado na fase de grupos da Sul-Americana e Jardim minimizou a competição, dizendo que o clube deveria priorizar outras disputas.
- A virada de chave ocorreu após uma autorização de Pedrinho para mudanças, culminando na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco e na percepção de que o time podia brigar por vagas mais altas; Jardim abriu mão de manter o status quo e pediu alterações.
- Jardim deixou o Cruzeiro após a eliminação na Copa do Brasil para o Corinthians, em termos pessoais, mas retornou ao Brasil em 2026 para assumir o Flamengo, o que gerou controvérsia entre Cruzeiro e imprensa.
Leonardo Jardim chegou ao Cruzeiro no início da temporada passada, trazendo um projeto de vida para o Brasil, conforme Agência do clube. O treinador assumiu o comando após deixar o time anterior em um momento conturbado. A apresentação ocorreu no Cabuloso, com a expectativa de evolução da equipe.
Nos primeiros meses, o início foi difícil: quatro jogos até a primeira vitória, com derrota para Democrata-GV e dois empates com 1 a 1 com o América-MG, além de eliminação nos pênaltis. A gestão reconheceu a necessidade de reforços para tornar o elenco mais competitivo.
Em 2025, o Cruzeiro foi eliminado da Sul-Americana na fase de grupos após empate com Mushuc Runa. Jardim chegou a declarar desapreço pelo torneio, priorizando outras competições. Ainda em maio, houve uma retomada de confiança após mudanças no comando, culminando na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco.
Após a liderança técnica, o elenco engrenou 16 partidas sem derrota, com triunfos sobre Palmeiras e Flamengo, e terminou o Brasileirão em terceiro. Jardim destacou que a equipe soube reagir e evoluir a partir de um início difícil.
No fim de 2025, a Raposa oscilou nos últimos 15 jogos, com cinco vitórias, oito empates e duas derrotas. Tropesos contra Sport, Ceará, Santos e Corinthians contribuíram para a percepção de que mudanças no departamento técnico eram possíveis, mesmo com reconhecimento ao trabalho realizado.
A despedida ocorreu após a eliminação na Copa do Brasil para o Corinthians. Jardim explicou motivos pessoais para não renovar o contrato, deixando claro o comprometimento com o clube durante o período. O presidente Pedro Lourenço agradeceu o empenho da comissão.
Em março de 2026, Jardim retornou ao Brasil para fechar com o Flamengo, sinalizando que não traiu o Cruzeiro e reiterando a intenção de manter laços com o clube. Os relatos sobre o fechamento do acordo apontam que a relação com o Cruzeiro permaneceu de respeito, mesmo com a transferência.
Entre na conversa da comunidade