- O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, rebateu Neymar após a crítica dele sobre a rescisão do zagueiro João Basso.
- Neymar afirmou que Basso merecia mais respeito e que ficou triste com a saída; Teixeira disse que decisões do clube são profissionais.
- A diretoria entende que a postagem de Neymar foi direcionada à diretoria por motivos específicos, ligados à proximidade entre o camisa 10 e Basso.
- O Santos tentou oferecer várias rotas de saída para o jogador nos últimos meses, mas não houve acordo, o que levou à rescisão amigável.
- Basso ficou livre no mercado, com possibilidade de contratação por outra equipe brasileira até 27 de março, prazo da janela de exceção da CBF.
Marcelo Teixeira, presidente do Santos, rebateu a crítica de Neymar sobre a rescisão do zagueiro João Basso. A declaração foi feita após o jogador dizer que o defensor merecia mais respeito e que ficou triste com a saída. Teixeira disse para perguntar a Neymar o que ele quis dizer, destacando que as decisões do clube são profissionais.
A direção do Peixe entende que a postagem de Neymar pode ter ido além da amizade com Basso, mas reforça que as decisões administrativas cabem ao clube. Segundo apuração da ESPN, a alta cúpula do Santos acredita que o atacante direcionou o recado à diretoria por motivos específicos.
Quem próximo do caso confirma que houve ofertas de saída para Basso nos últimos meses, sem acordo com o atleta. Em 2025 houve a possibilidade de realocação ao Arouca, de Portugal, que não se concretizou, e em 2026 houve sondagens por equipes da primeira liga portuguesa e pelo Ceará, sem interesse do zagueiro.
O Santos optou por uma rescisão amigável com Basso, mantendo o jogador no mercado até a janela de exceção da CBF, prevista para se fechar em 27 de março. A situação deixou em aberto a possível contratação por outros clubes brasileiros.
Contexto da decisão
Entre as tratativas, o clube já avaliava caminhos de saída do atleta nos últimos meses. A relação com o elenco e a proximidade com Basso também aparecem entre os fatores analisados pela diretoria para o desfecho.
Próximos jogos do Santos
- Mirassol (F) — 10/03, 21h30, pelo Brasileirão
- Corinthians (C) — 15/03, 16h, Brasileirão
- Internacional (C) — 18/03, 21h30, Brasileirão
Entre na conversa da comunidade