- Botafogo encara o Grêmio pela segunda rodada do Brasileirão, nesta quarta-feira, às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em reencontro com Luis Castro, que deixou o clube em 2023 para treinar o Al Nassr.
- Castro foi o primeiro treinador da SAF do Botafogo e ficou no cargo por pouco mais de um ano; hoje comanda o Grêmio.
- O duelo marca o retorno do técnico ao futebol brasileiro após sua passagem pelo Botafogo, com passagem anterior pelo Al Nassr e outros clubes.
- Em sua saída do Botafogo, Castro citou a oportunidade de trabalhar com uma referência mundial, fazendo menção a Cristiano Ronaldo e a uma rotina de muito trabalho.
- Pelo Botafogo, Castro comandou 81 jogos, com 44 vitórias, 15 empates e 22 derrotas, marcando 116 gols e tomando 71.
O Botafogo enfrenta o Grêmio pela segunda rodada do Brasileirão, em um reencontro marcado entre Botafogo e Luis Castro. O jogo acontece nesta quarta-feira (4), às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Castro retorna ao duelo contra o antigo clube, após ter deixado o Botafogo em 2023 para treinar o Al Nassr.
O português foi o primeiro treinador da SAF do Botafogo, ficando 1 ano e 3 meses no cargo. Atualmente, o Botafogo está sob comando de Martin Anselmi, o sexto treinador a comandar o elenco desde a formação da SAF, contando com interinos no período.
O desligamento de Castro do Botafogo, em 2023, foi motivo de debate entre torcedores. Em coletiva de apresentação no Grêmio, o treinador afirmou que a decisão ocorreu para ter a oportunidade de trabalhar com referências mundiais, citando exemplos como Cristiano Ronaldo. Ele passou quase um ano no Al Nassr e, depois, comandou o Al Wasl até novembro de 2025. Em dezembro, assinou com o Grêmio, com contrato até 2027.
No Botafogo, Castro comandou 81 jogos, com 44 vitórias, 15 empates e 22 derrotas, marcando 116 gols a favor e 71 contra. O reencontro com o Grêmio ocorre após esse período de atuações em outros clubes, sem que o desempenho no Botafogo tenha resultado em títulos.
Histórico de Luis Castro no Botafogo
O período à frente do Botafogo foi o mais estável entre os treinadores da SAF, até então. A saída, ainda sob análise, ficou marcada pela continuidade do projeto esportivo do clube, segundo relatos da época. O duelo contra o Grêmio coloca frente a frente o técnico que moldou parte da base do elenco com o atual comando da equipe gaúcha.
Dados do confronto
A partida promete reunir estratégias distintas, com Castro buscando resultados para o Grêmio diante de um Botafogo que busca evoluções sob nova comissão. O clima do confronto envolve o passado recente entre o treinador e o clube brasileiro, além da condução técnica dos dois elencos.
Entre na conversa da comunidade