- Flamengo tem o pior início de temporada em 24 anos, com derrota na Supercopa para o Corinthians e aproveitamento similar ao de 2002.
- Em sete jogos neste ano, o time soma apenas uma vitória (contra o Vasco), com 19% de aproveitamento, 12 gols sofridos e 5 marcados.
- Em 2002, o então Flamengo ficou sete jogos sem vencer, com 0 vitória, 2 empates e 5 derrotas, aproveitamento de 10%, 21 gols sofridos e 12 marcados.
- A comissão técnica ressalta o contexto: nas três primeiras rodadas do Carioca, o elenco foi formado por Sub-20, com titulares poupados; quadro de jogos de 2026 incluiu essas partidas.
- Filipe Luís pediu trabalho e tranquilidade, dizendo que o desempenho em campo tem ficado acima do placar, e que é necessário seguir treinando para retomar as vitórias.
A derrota na Supercopa do Brasil para o Corinthians expôs um histórico alerta: o Flamengo tem o pior início de temporada em 24 anos, com aproveitamento próximo aos de 2002. Mesmo assim, o clube adota cautela, separando desempenho de resultados para evitar turbulências.
Em 2002, o Flamengo levou sete jogos para vencer pela primeira vez, com 0 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. Em 2026, o retrospecto aponta 1 triunfo em sete partidas, contra o Vasco, mantendo o mesmo peso de buscas por recuperação.
Para a comissão técnica, o contexto vai além dos números. Nos três primeiros jogos do Carioca, o Flamengo atuou com elenco Sub-20 para poupar principal jogador, o que influenciou o aproveitamento inicial.
Flamengo 1×1 Portuguesa, Bangu 2×1 Flamengo e Volta Redonda 3×0 Flamengo foram as partidas com o time de base. Na sequência, vitória contra o Vasco por 1×0 marcou a única vitória da equipe principal no início da temporada.
Fluminense 2×1 Flamengo e São Paulo 2×1 Flamengo completam a sequência adversa. A derrota na Supercopa foi a terceira seguida do time principal, o que não ocorria desde abril de 2023.
Filipe Luís analisa o cenário e rejeita clima de terra arrasada. Em coletiva, o técnico disse que o desempenho em campo tem ficado acima do que o placar mostra. Ele defendeu tranquilidade e trabalho.
— Se começar agora a comparar 2023 e entrar na crise, eu preciso do contrário: estabilidade. Precisamos entender por que perdemos — afirmou o treinador. E completou: a única saída é trabalho, trabalho, trabalho para voltar a vencer.
O Flamengo retorna ao Brasileirão na quarta-feira, com objetivo de alinhar desempenho e resultado para subir na tabela, em meio a ajustes que incluem o uso de atletas jovens e a recuperação de jogadores lesionados.
Entre na conversa da comunidade