Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Justiça impede John Textor de vender jogadores do Botafogo

Justiça do Rio proíbe venda de jogadores do Botafogo por John Textor, suspendendo negociações até cumprimento da decisão do TJ-RJ

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
John Textor antes de entrevista coletiva no Lyon, em 31 de janeiro de 2025
0:00
Carregando...
0:00
  • Justiça do Rio de Janeiro proibiu a venda de jogadores do Botafogo por John Textor, controlador da Eagle Football Holdings e dono da SAF do clube.
  • Decisão, publicada quinta-feira (29), determina suspensão de todos os atos de venda e negociação de ativos do Glorioso até verificação do cumprimento das ordens.
  • Magistrado afirmou que Textor não cumpriu ordens judiciais de novembro de 2025 para avisar o poder judiciário e o Botafogo social sobre negociações de ativos, incluindo jogadores.
  • Nos últimos dias, a SAF vendeu atletas como Savarino, Marlon Freitas e David Ricardo sem comunicar o juízo ou o clube social, segundo a Justiça.
  • Enquanto houve vendas, o Botafogo contratou jogadores, mas não registrou por estar sob transfer ban da Fifa; Textor tem jogo vs. Cruzeiro marcado para as 21h30 de hoje.

O poder judicial do Rio de Janeiro proibiu John Textor de vender atletas do Botafogo. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (29) e determina a suspensão de todos os atos de venda e negociação de ativos do clube, seja com atletas ou outros ativos, até que haja comprovação de cumprimento da ordem judicial.

A medida atende a pedido do Botafogo social e baseia-se em descumprimentos anteriores, segundo o juiz Marcelo Almeida de Moraes Marinho, da 21ª Câmara de Direito Privado do TJ-RJ. Em novembro de 2025, o magistrado havia orientado que qualquer negociação deveria ter autorização do poder judiciário ou do conselho social do clube.

Medida judicial relevante

Conforme o despacho a que a ESPN teve acesso, Textor não cumpriu ordens anteriores, o que motivou a suspensão. A decisão cita que várias negociações ocorreram sem aviso formal ao juízo ou ao Botafogo social.

Entre as negociações mencionadas, a Justiça aponta a venda de jogadores como Savarino, Marl on Freitas e David Ricardo, todos fechados sem comunicação prévia ao tribunal ou ao clube social. Em paralelo, o clube realizou contratações, porém ainda sem registro devido ao status de transfer ban imposto pela FIFA.

O empresário havia sinalizado, em entrevista recente, que a proibição seria derrubada em breve. Enquanto isso, o Botafogo permanece sob a guarda da FIFA até esta quinta-feira.

Contexto e próximos jogos

Textor comparecerá ao estádio Nilton Santos para a partida contra o Cruzeiro, marcada para as 21h30, no Campeonato Brasileiro. O clássico ocorre em meio às incertezas sobre a gestão de ativos do clube e a observância de decisões judiciais.

Programação futura do Botafogo:

  • Cruzeiro, 29/01, 21h30, Brasileirão
  • Fluminense, 01/02, 20h30, Carioca
  • Grêmio, 04/02, 21h30, Brasileirão

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais