- O Corinthians está impossibilitado de inscrever atletas por punições da FIFA e da CBF, decorrentes de questões envolvendo Félix Torres e dívidas no CNRD.
- A punição da FIFA envolve pendência de R$ 40 milhões com a compra de Félix Torres junto ao Santos Laguna em janeiro de 2024; já a do CNRD decorre de atraso de pagamentos, com o Cuiabá como principal credor, recebendo cerca de R$ 18 milhões pela contratação de Raniele.
- O clube busca quitar as dívidas ainda neste mês para liberar o mercado, pensando em usar parte da premiação da Copa do Brasil e em um empréstimo que já está em análise interna.
- A Caixa Econômica Federal reteve cerca de 50% da premiação da Copa do Brasil, estimada em R$ 69 milhões, por acordo de cessão de receitas relacionado à dívida do estádio.
- Dorival Júnior pediu quatro reforços na época da contratação, mas a diretoria trabalha com reforços sem custo ou de baixo custo; Osmar Stabile afirmou que, com cinco competições em 2026, o objetivo é trazer reforços pontuais e econômicos.
O Corinthians enfrenta novo entrave na janela de transferências: permanece impedido de inscrever jogadores devido a punições da FIFA e da CBF. A sanção da FIFA está em vigor desde agosto do ano passado, relacionada a uma pendência de R$ 40 milhões pela compra de Félix Torres junto ao Santos Laguna, em janeiro de 2024.
A segunda restrição decorre de atraso no pagamento ao CNRD, mecanismo da CBF para renegociação de dívidas. O principal credor é o Cuiabá, que cobra cerca de R$ 18 milhões pela contratação de Raniele, também em 2024. O clube busca quitar as pendências ainda neste mês para liberar o mercado.
A diretoria planeja usar parte da premiação pela Copa do Brasil para quitar débitos e avalia um empréstimo, já em análise interna. Na última semana, a Caixa Econômica Federal reteve aproximadamente 50% do prêmio da competição, como forma de garantir acordos de cessão de receitas com o estádio.
Panorama de reforços sem custos
O Timão monitora o mercado com foco em jogadores que possam chegar sem custos de aquisição. Em abril do ano passado, Dorival Júnior solicitou quatro reforços; até hoje, apenas Vitinho foi contratado. A diretoria admite buscar atletas de fim de contrato para suprir lacunas com orçamento limitado.
O presidente Osmar Stabile afirmou, em podcast, que não há verba para contratações immediatas e que reforços pontuais e baratos devem ser a estratégia, especialmente com cinco competições em 2026. A ideia é manter a equipe competitiva dentro da realidade financeira do clube.
Entre na conversa da comunidade