- Corinthians quitou a primeira parcela de R$ 20,5 milhões da dívida com Matías Rojas, totalizando R$ 41,2 milhões.
- A dívida foi ajustada a partir da abertura de mão de juros pela CAS, reduzindo o valor inicial acima de R$ 45 milhões.
- A quitação ocorreu no sábado, com parte da premiação da Copa do Brasil destinada ao pagamento.
- Não há data definida para a segunda parcela, mas a expectativa é de que o restante seja pago em breve para evitar novo transfer ban.
- Além do caso de Rojas, o Timão ainda enfrenta punição na FIFA pela contratação de Félix Torres e tenta quitar cerca de R$ 40 milhões com o Santos Laguna; é preciso acordo com a CBF para derrubar o ban nacional ligado à CNRD.
O Corinthians quitou a primeira parcela da dívida com Matías Rojas, evitando, por ora, o transfer ban na Fifa. O acordo com o estafe do jogador foi fechado pela diretoria, chefiada pelo presidente Osmar Stábile, e a quitação ocorreu neste fim de semana.
A dívida total, acordada em 41,2 milhões de reais, foi reduzida a partir de mais de 45 milhões. Rojas abriu mão dos juros determinados pela CAS e aceitou receber 41,2 milhões, divididos em duas parcelas. A primeira, de 20,5 milhões, foi paga no sábado (03).
A quitação foi financiada com parte da premiação obtida pelo Corinthians na Copa do Brasil. Ainda não houve definição sobre a data da segunda parcela, mas a tendência indica pagamento próximo. A decisão mantém o clube sem o transfer ban por enquanto.
Situação atual do acordo
Mesmo sem novo ban, o Timão continua com punição ativa na Fifa pela contratação do zagueiro Félix Torres. Além disso, a diretoria busca quitar dívida com o Santos Laguna, de cerca de 40 milhões de reais, para regularizar registros de jogadores.
Para voltar a registrar atletas, o clube precisa também chegar a um consenso com a CBF, já que há impasse relacionado ao atraso na CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas).
Contexto do caso Rojas
Matías Rojas deixou o Corinthians no fim de fevereiro de 2024 após não receber valores de direitos de imagem. A cláusula de renovação permitia a rescisão caso o clube não pagasse, o que ocorreu, abrindo espaço para a cobrança integral.
A dívida foi parcelada, mas a segunda prestação não foi paga em fevereiro, levando o jogador a acionar a cláusula prevista no acordo. Além da dívida principal, houve uma cláusula de mitigação envolvendo valores futuros até 2027.
Desempenho de Rojas no Timão
A passagem de Rojas pelo Corinthians teve atuação discreta, com 30 jogos, sem gols, mas com três assistências. A saída do clube foi marcada por essa desaceleração na atuação e pelos desdobramentos contratuais subsequentes.
Entre na conversa da comunidade