- José Boto, responsável pelo futebol do Flamengo, quer ficar mais um ano no Brasil e retornar à Europa em 2027, possivelmente a Portugal, mantendo contrato até o fim de 2026.
- O Flamengo conquistou Libertadores e Brasileirão em 2025, com Boto destacando a temporada vitoriosa no seu primeiro ano no futebol brasileiro.
- Em entrevista ao Canal 11, de Portugal, ele sinalizou o retorno ao continente europeu, citando um “projeto que me agrade”.
- O dirigente afirmou que, após ficar até 2026, planeja pensar em voltar à Europa, com 2027 como alvo para o retorno.
- O texto destaca que apenas Santos (1962 e 1963), Flamengo (2019 e 2025) e Botafogo (2024) haviam vencido Libertadores e Brasileirão no mesmo ano.
José Boto, responsável pelo futebol do Flamengo, afirmou em entrevista ao Canal 11, de Portugal, que planeja ficar mais um ano no Brasil e voltar à Europa em 2027, com um projeto que o agrade. O dirigente também destacou a temporada vitoriosa à frente do clube em 2025.
O Flamengo foi campeão da Libertadores e do Brasileirão em 2025, período em que Boto teve seu primeiro ano no comando. Ele possui contrato com o clube até o fim de 2026 e sinalizou a possibilidade de retorno ao futebol europeu no futuro.
Panorama histórico
Em 1962 e 1963, o Santos venceu Libertadores e Brasileirão em sequência. Em 2019 e 2025, o Flamengo repetiu a dupla no mesmo ano. Em 2024, o Botafogo também alcançou esse feito, segundo registram-se dados históricos do futebol brasileiro.
Perspectivas de retorno à Europa
Boto mencionou a Europa como destino preferencial para 2027, citando um “projeto que me agrade”. A ideia é retornar a Portugal, alinhando planos pessoais e profissionais após o ciclo atual no Flamengo.
Entre na conversa da comunidade