Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Grêmio encerra hegemonia, troca de mandato e traça lições para 2026

Nova gestão aposta na renovação da base para reconquistar o Gauchão e ampliar desempenho na Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão

Braithwhite na final do Gauchão entre Grêmio e Internacional. Foto: Liamara Polli/AGIF/Gazeta Press
0:00
Carregando...
0:00
  • Grêmio fechou 2025 sem títulos e passou por mudança na presidência, com Odorico Roman substituindo Alberto Guerra.
  • O ano teve vitória na Recopa Gaúcha, mas o clube não conquistou o Gaúchão e foi derrotado pelo Inter na final estadual; no Brasil, foi eliminado na Copa do Brasil pelo CSA.
  • No Brasileiro, terminou em nono lugar, com 49 pontos, e ficou distante de uma vaga na Libertadores; a campanha teve altos e baixos ao longo da temporada.
  • Mano Menezes deixou o comando técnico e chegou Luís Castro, contratado para 2026, com foco em renovar o elenco e valorizar a base, com contratações pontuais.
  • A meta para 2026 é reconquistar o Gauchão e aumentar a competitividade na Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão.

O Grêmio encerrou 2025 sem títulos relevantes e anunciou uma troca de comando na presidência, com Odorico Roman substituindo Alberto Guerra. A mudança ocorreu no fim do ano, após o clube sofrer queda de rendimento e enfrentar desafios financeiros.

A equipe gaúcha fechou a temporada com 63 jogos, 23 vitórias, 20 empates e 20 derrotas. O Artilheiro Carlos Vinícius teve 12 gols em 14 partidas na Série A, mas o time terminou em 9º lugar, fora da Libertadores, e houve queda de desempenho em competições nacionais e internacionais.

Na Recopa Gaúcha, o Grêmio abriu 2025 com vitória, porém o desempenho geral ficou abaixo do esperado. O clube chegou próximo a títulos estaduais, mas foi derrotado pelo Inter no Gaúcho, encerrando a hegemonia de sete taças consecutivas entre 2018 e 2024.

Mudança de comando e metas para 2026

Para 2026, o Grêmio trocou Mano Menezes pelo treinador português Luís Castro. O objetivo é fomentar o rejuvenescimento do elenco, ampliar o uso da base e realizar contratações pontuais sem grandes gastos.

A diretoria aposta em maior competitividade na Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão, além da reconquista do Gaúcho. A ideia é equilibrar investimento com construção de elenco jovem e esquemas táticos mais modernos.

Luís Castro comentou sobre a necessidade de planejamento financeiro e disse que a nova estratégia envolve escolhas criteriosas para mercados com recursos limitados. O técnico enfatizou o objetivo de deixar a torcida satisfeita com resultados contínuos.

O que deve mudar em campo

A expectativa é pela atuação de jovens atletas das categorias de base integrados ao time principal, aliada a contratações pontuais para suprir lacunas técnicas. O Grêmio busca manter o nível competitivo e ampliar o desempenho fora de casa.

O clube também pretende manter o foco em manter a base estável e reduzir o número de lesões, visto que 2025 registrou um alto volume de contusões entre o elenco. A gestão atual buscará maior consistência ao longo da temporada de 2026.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais