Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

CBF pagou mais de R$ 80 milhões a time sem divisão no Brasileirão

CBF deposita 80,9 milhões ao Icasa para quitar dívidas judiciais; clube, hoje sem divisão nacional, mantém expectativa de recuperação parcial

Jogadores do Icasa antes de jogo contra o Palmeiras na Série B de 2013
0:00
Carregando...
0:00
  • A CBF depositou na semana passada 80,9 milhões de reais ao Icasa, via conta judicial, referente a uma indenização de 84,3 milhões determinada pelo STJ em setembro.
  • O caso remonta a 2013, quando o Icasa terminou em quinto na Série B e pleiteou a vaga do Figueirense na Série A após denúncia de escalação irregular do adversário.
  • O Figueirense foi contestado, houve arquivamento por prescrição e disputas judiciais que duraram anos, até vitória do Icasa que obrigou a CBF a pagar a indenização.
  • Após deduzir honorários, o Icasa deve ficar com 51,9 milhões de reais; os demais valores são usados para quitar dívidas na Justiça.
  • O presidente do Icasa não informou quanto realmente sobrará; o time está sem divisão nacional e hoje disputa a Série B do Campeonato Cearense, com possibilidade de retomada financeira após o depósito.

O Icasa recebeu na semana passada um depósito de 80,9 milhões de reais da CBF. A pergunta que fica é: por que um time sem divisão no Brasileirão recebeu esse valor?

Em 2013, o Icasa teve uma campanha histórica e terminou em quinto na Série B, a apenas um ponto do Figueirense. A temporada ficou marcada pela proximidade com a vaga na Série A.

A polêmica envolveu uma denúncia de escalação irregular de um jogador pelo Figueirense. O Icasa acionou a Justiça Desportiva em 2014, buscando a vaga na Série A. A CBF reconheceu o erro, mas o caso foi arquivado por prescrição.

O STJ, em setembro deste ano, confirmou a vitória do Icasa e mandou a CBF pagar 84,3 milhões de indenização. A CBF depositou 80,9 milhões na semana passada e o clube busca receber 3,4 milhões adicionais.

Após juros e honorários, o Icasa deve ficar com 51,9 milhões. Os valores estão em conta judicial e devem ser usados para quitar dívidas. O clube não divulgou quanto poderá sobrar efetivamente.

O presidente do Icasa, Celso Pontes, informou à reportagem que o total remanescente ainda não está definido. O depoimento evidencia que parte do dinheiro será destinada a despesas legais e a dívidas.

Apesar de o decreto não resolver todos os problemas, a quantia representa uma possível recuperação para o clube. O Icasa atualmente disputa a Série B do Campeonato Cearense e não volta à Série A.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais