Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolgeopolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

CBF divulga novo calendário do futebol feminino com mudanças

CBF apresenta calendário 2026-2029 do futebol feminino com mais jogos, maior premiação e transmissão de 100% das partidas, além de mudanças na A2, A3 e Copa

Imagem do autor
Por Revisado por Luiz Cesar Pimentel
Samir Xaud, presidente da CBF, durante apresentação do novo calendário do futebol feminino. (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
0:00 0:00
  • A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o calendário feminino 2026-2029, com aumento de jogos, mais datas e ampliação de premiações.
  • A Série A1 permanece com dezoito clubes e passa a ter 167 partidas, com as rodadas ocorrendo principalmente aos domingos e quartas; início esperado em 8 de fevereiro e mando a ser definido por sorteio para a Supercopa.
  • A Série A2 passa a ser grupo único com turno único, quase dobrando o número de partidas, em vinte e uma datas, com quatro vagas diretas à Série A1 e passagem direta à Copa do Brasil.
  • A Série A3 adota turno e returno na fase inicial, aumentando datas, mantendo quatro acessos à Série A2.
  • A Copa do Brasil Feminina passa a ter quatro fases em dois jogos, com sessenta e seis clubes e mando definido por sorteio, conforme a divisão. Também haverá transmissão de cem por cento das partidas.

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o calendário do futebol feminino para 2026 a 2029. O foco é ampliar o número de jogos, fortalecer as competições e padronizar modelos entre as divisões, com mudanças estruturais nas três séries e na Copa do Brasil Feminina.

Segundo a CBF, a Supercopa abre a temporada em 8 de fevereiro, com mando a ser definido por sorteio ou acordo entre clubes. Pela primeira vez, os 18 clubes da Série A1 foram consultados sobre a data de início, que ocorrerá em finais de semana. A transmissão deve alcançar 100% das partidas.

Principais mudanças

Na Série A1, o formato atual permanece, mantendo 18 clubes, com 167 partidas previstas e aumento de datas. A competição seguirá realizando rodadas principalmente aos domingos e quartas. Mantêm-se duas vagas diretas à Libertadores e uma para a Copa do Brasil.

A Série A2 passa por reformulação: grupo único com turno único, número de partidas que praticamente dobra, totalizando 21 datas. A A2 dá passagem direta para a A1 em quatro vagas e inclui vaga direta à Copa do Brasil.

A Série A3 adota turno e returno na primeira fase, elevando partidas e datas, mantendo quatro acessos à A2. A Copa do Brasil Feminina deixa de ter formato antigo e passa a quatro fases com dois jogos por fase, envolvendo 66 clubes.

A reformulação também amplia as premiações e as oportunidades de transmissão, fortalecendo as ligas desde o sub-17 até a Supercopa, conforme planejamento da gestão atual da CBF.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais