A violência contra mulheres em eventos esportivos está aumentando, com um crescimento de 23,7% nas ameaças durante jogos, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Para combater esse problema, a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro lançou o ‘Protocolo Integrado de Prevenção às Violências contra Mulheres nos Estádios’, em parceria com clubes de futebol como Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense. O protocolo tem quatro partes principais: ações educativas para conscientizar torcedores, suporte emocional e jurídico para vítimas, capacitação de profissionais de segurança e funcionários, e espaços específicos para denúncia e acolhimento nas arenas. Além disso, os seguranças usarão coletes padronizados para facilitar a identificação. Os clubes têm até 4 de julho para aprovar ou sugerir mudanças no protocolo e no design dos coletes. A campanha “Todos por Elas” visa tornar os estádios mais seguros para as torcedoras.
Em dias de jogo, a atmosfera é de festa, mas para muitas mulheres, esses momentos podem ser perigosos. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam um aumento de 23,7% nas ameaças contra mulheres durante eventos esportivos. Para enfrentar essa realidade, a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro lançou o ‘Protocolo Integrado de Prevenção às Violências contra Mulheres nos Estádios’. A apresentação ocorreu na manhã de quarta-feira (18) no Palácio Guanabara, com a participação de clubes como Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense.
O protocolo é estruturado em quatro pilares principais. O primeiro envolve ações educativas, com campanhas para conscientizar torcedores sobre a importância do respeito. O segundo pilar diz respeito a protocolos de acolhimento e atendimento, que oferecem suporte emocional e jurídico às vítimas. O terceiro pilar foca na capacitação de profissionais, incluindo segurança e funcionários dos estádios. Por fim, o quarto pilar estabelece espaços de denúncia e acolhimento, com sinalização de áreas específicas nos estádios.
A iniciativa também prevê que os profissionais de segurança utilizem um colete padrão para facilitar a identificação de apoio às mulheres. O prazo para os clubes aprovarem ou sugerirem alterações no protocolo e no layout do colete é 4 de julho. A campanha, intitulada “Todos por Elas”, busca criar um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as torcedoras.
Entre na conversa da comunidade