Ao conquistar o tricampeonato do Campeonato Brasileiro, o Botafogo quebrou um jejum de 29 anos, encerrando um período que se estendia desde 1995. Com essa vitória, o clube deixou para trás uma lista de ex-campeões que não conquistam o título nacional há décadas, incluindo o Guarani, que foi o primeiro campeão do interior em 1978 […]
Ao conquistar o tricampeonato do Campeonato Brasileiro, o Botafogo quebrou um jejum de 29 anos, encerrando um período que se estendia desde 1995. Com essa vitória, o clube deixou para trás uma lista de ex-campeões que não conquistam o título nacional há décadas, incluindo o Guarani, que foi o primeiro campeão do interior em 1978 e agora amarga 46 anos sem o troféu. A equipe, que terminou como lanterna da Série B em 2024, disputará a Série C.
O Internacional e o Coritiba também figuram entre os clubes com longos períodos sem títulos. O Coritiba, campeão em 1985, verá seu jejum completar 40 anos, enquanto o Internacional, que não vence desde 1979, é o que mais acumula tempo sem conquistar o Brasileiro, com 45 anos sem o título. A equipe, sob o comando de Roger Machado, busca romper essa seca.
Além desses, Bahia, Grêmio e Vasco também não sabem o que é ser campeão no século XXI. O Bahia conquistou o título em 1988, o Grêmio em 1996 e o Vasco foi o último campeão do século passado, em 2000. Esses clubes enfrentam a pressão de encerrar seus próprios jejuns, que se estendem por mais de duas décadas.
Por fim, o Sport continua sua batalha judicial para ser reconhecido como campeão de 1987, ano em que o Flamengo venceu a Copa União. Essa disputa é emblemática e reflete a complexidade das conquistas no futebol brasileiro, onde a história e a memória dos títulos ainda geram controvérsias.
Entre na conversa da comunidade