Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Mercado Livre aposta em novos ídolos do esporte, de João Fonseca a Bortoleto

Mercado Livre aposta em João Fonseca e Gabriel Bortoleto para levar o Brasil ao topo do tênis e da Fórmula 1, ampliando a visibilidade global da marca

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Esperança do tênis brasileiro e uma das promessas globais do esporte, João Fonseca foi anunciado em dezembro passado como novo atleta patrocinado do Mercado Livre
0:00
Carregando...
0:00
  • Mercado Livre patrocina os jovens tenista João Fonseca, de 19 anos, e o piloto de Fórmula 1 Gabriel Bortoleto, de 21, como parte de sua estratégia global no esporte.
  • Os contratos foram fechados no fim de 2024 (Fonseca) e no início de 2025 (Bortoleto), buscando ampliar a presença do Brasil no esporte mundial.
  • A estratégia não mira apenas um público de alta renda; o objetivo é usar o esporte para criar conversas e ampliar territórios da marca.
  • Além de Fonseca e Bortoleto, o Mercado Livre patrocina o futebol (Conmebol, Flamengo) e tem naming rights do estádio Mercado Livre Arena Pacaembu, além de campanhas envolvendo Ronaldo.
  • A velocidade, principal atributo da comunicação da empresa na Fórmula 1, deve ganhar reforço com a Copa do Mundo de EUA, México e Canadá e com investimentos adicionais em música e reality shows.

O Mercado Livre reforçou sua aposta em jovens talentos do esporte, patrocinando o tenista João Fonseca e o piloto de Fórmula 1 Gabriel Bortoleto. Os contratos foram fechados no fim do ano passado para Fonseca e no início deste ano para Bortoleto, após as respectivas temporadas que consolidaram o status de promessa. A estratégia busca ampliar a presença da marca além do público tradicional.

Segundo Iuri Maia, diretor de Estratégia de Marca, o investimento não mira apenas um segmento de renda elevada, mas reverbera entre perfis diferentes de consumidores. A ideia é usar o esporte para abrir conversas e ampliar territórios, não se restringindo a uma classe social específica.

Fonseca, com 19 anos, tem ganhado visibilidade global e soma 1,2 milhão de seguidores no Instagram. Entre seus patrocinadores anteriores estão XP, Rolex, On, Yonex e Claro Brasil, que se juntou ao atleta recentemente. O atleta afirmou, por meio de nota à Bloomberg Línea, que a parceria com o Mercado Livre amplia o alcance do tênis no Brasil e o motiva para seguir competindo.

Bortoleto, 21 anos, compete pela equipe Revolut Audi na Fórmula 1 em 2025. O patrocínio do Mercado Livre ocorreu via alinhamento de valores e visão de longo prazo, segundo o piloto, que também cita outros apoiadores como KitKat, Porto, Motorola, BRB, Snapdragon e A14 Management. O piloto tem 2,2 milhões de seguidores no Instagram e reforça a busca por marcas presentes no dia a dia, não apenas nos resultados.

Presença no futebol e na música

Além de Fonseca e Bortoleto, o Mercado Livre investe no esporte com patrocínios ao futebol. A empresa é patrocinadora da Conmebol, responsável pela Libertadores e pela Recopa, e também apoia Flamengo e a Cazé TV. Além disso, detém os naming rights do estádio do Pacaembu, em São Paulo, rebatizado como Mercado Livre Arena Pacaembu.

Maia explicou que os patrocínios com Fonseca e Bortoleto se conectam com a ideia de progresso e de levar o Brasil ao exterior, gerando conversas em torno dos atletas. A campanha inclui ainda o envio de uma caixa com o logo da empresa e a bandeira do Brasil, associando a tradição esportiva brasileira aos feitos recentes.

Na Fórmula 1, o Mercado Livre também mantém contrato com Sergio “Checo” Pérez, que retorna pela Cadillac? (informação não confirmada) e negocia a renovação com o argentino Franco Collapinto, da Alpine. A velocidade, atributo central da plataforma, é explorada na comunicação de marca, conectando entregas rápidas ao universo do esporte.

A presença esportiva concentra o maior orçamento de comunicação do Mercado Livre, que também planeja ampliar investimentos em música com o festival Meli Music a partir de 2025. Em 2024, a empresa criou a linha de comunicação unindo velocidade, progresso e talentos jovens para reforçar sua posição no mercado global de e-commerce.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais