- Adrian Newey, chefe de equipe da Aston Martin, revelou atraso de quatro meses no desenvolvimento do carro da F1 de 2026, por causa do túnel de vento que não funcionava plenamente até abril e de ter chegado à equipe em março.
- O atraso ocorreu em meio a um conjunto de regras técnicas e de motores totalmente novo para a temporada, com o túnel de vento ainda em fase de evolução.
- O AMR26 só apareceu na pista de Barcelona no último dia dos testes de pré-temporada, após a Aston Martin correr para colocar o carro em uso.
- Newey destacou que o carro é extremamente compacto em termos aerodinâmicos, exigindo trabalho próximo entre os designers mecânicos para alcançar as formas desejadas.
- O próximo compromisso de pré-temporada é no Bahrein, entre 11 e 13 de fevereiro, e a Aston Martin deve oficialmente revelar o desenho do carro de 2026 em 9 de fevereiro.
Adrian Newey, chefe de equipe da Aston Martin, informou que o desenvolvimento do carro da F1 2026 sofreu um atraso de quatro meses. O motivo central foi a operação incompleta do túnel de vento, que só passou a funcionar plenamente em abril. A equipe chegou à temporada com menos tempo de simulação aerodinâmica.
O atraso impactou o cronograma de testes e desenho do AMR26. Newey revelou que ingressou à Aston Martin em março e enfrentou um ciclo de trabalho extremamente curto, com dez meses de trabalho intensificado. O túnel de vento ainda em evolução dificultou acompanhar rivais que já tinham modelos prontos.
Desempenho e desenho do AMR26
Newey destacou que o AMR26 é muito compacto em termos aerodinâmicos, exigindo maior integração entre designers mecânicos e aerodinâmicos. Segundo o projetista, a filosofia adotada pode ser interpretada como agressiva, ainda que ele não a rotule dessa forma.
O britânico não entra em avaliações sobre agressividade de projetos, mas afirmou manter o rumo considerado adequado pela equipe. O carro ficou pronto apenas no último momento, o que ajudou a explicar as dificuldades no shakedown em Barcelona.
Perspectivas e próximos passos
A Aston Martin registra o próximo compromisso de pré-temporada no Bahrein, de 11 a 13 de fevereiro. Antes disso, a equipe deve apresentar oficialmente o desenho do carro 2026 na segunda-feira, 9 de fevereiro, conforme agenda interna.
A geographically localizada em Silverstone espera avançar com correções com base nos testes de pré-temporada e alinhar o AMR26 com as exigências regulatórias de 2026, em meio ao novo conjunto de regras técnicas e de motores.
Entre na conversa da comunidade