- O filme brasileiro O Agente Secreto ganhou o Spirit Awards de melhor filme estrangeiro em Los Angeles, na cerimônia de quinze de março, mirando o Oscar.
- O longa acompanha um ex-acadêmico perseguido por pistoleiros após enfrentar pressões governamentais, competindo com o espanhol Sirât.
- O diretor Kleber Mendonça Filho afirmou que o sucesso pode ampliar a visibilidade do cinema brasileiro.
- O Agente Secreto teve quatro indicaciones ao Oscar, incluindo melhor filme e melhor ator para Wagner Moura.
- Mendonça Filho disse que o cinema brasileiro está de volta e mencionou cinco ou seis filmes novos no Festival Internacional de Berlim.
O filme brasileiro O Agente Secreto levou o Spirit Award de melhor filme estrangeiro neste domingo, em Los Angeles, fortalecendo sua posição rumo ao Oscar, que encerra a temporada de premiações de Hollywood. A entrega ocorreu durante a cerimônia da premiação do cinema independente.
A obra acompanha um ex-acadêmico que passa por perseguição de pistoleiros após enfrentar pressões governamentais. Entre os concorrentes, estava o espanhol Sirât, outra produção cotada para a disputa da Academia.
O Agente Secreto recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo as categorias de melhor filme e melhor ator para Wagner Moura. As indicações chegam um ano após o Brasil vencer o Oscar com Ainda Estou Aqui na categoria de melhor filme internacional.
Reconhecimento internacional
O diretor Kleber Mendonça Filho ressaltou que a visibilidade do cinema brasileiro tende a aumentar com o desempenho do filme, segundo ele ao receber o Spirit. O cineasta avaliou o ciclo de indicações como sinal de retomada do setor no país.
Mendonça Filho mencionou que há cinco ou seis filmes brasileiros em destaque no Festival de Berlim neste ano, reforçando a presença nacional em grandes palcos. Em entrevista à AFP, ele descreveu as indicações ao Spirit e ao Oscar como a conclusão de um ciclo de respeito da indústria.
Entre na conversa da comunidade