Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Santa Teresa recebe festival que destaca talentos da periferia

Festival Artes em Redes promove cultura periférica com 42 artistas e atividades gratuitas, destacando masculinidades negras e indígenas.

Participantes da mostra artística no 1º Artes em Redes: segunda edição será este fim de semana, em Santa Teresa (Foto: Divulgação)
0:00
Carregando...
0:00
  • O Festival Artes em Redes ocorrerá de 29 de julho a 3 de agosto no Parque Glória Maria, em Santa Teresa.
  • A segunda edição contará com a participação de 42 artistas selecionados e atividades gratuitas, incluindo música, exposições, batalhas de rima, slam e oficinas de funk e passinho.
  • A programação inclui 12 trabalhos cênicos, 12 obras na exposição, oito apresentações em pocket shows e uma residência artística sobre “Masculinidades negras e indígenas”.
  • Cada artista da residência receberá uma bolsa-auxílio de R$ 1 mil e apresentará uma obra inédita no último dia do festival.
  • O evento visa valorizar a cultura periférica e promover o diálogo entre diferentes linguagens artísticas, com foco na inclusão de artistas de diversas origens.

O Festival Artes em Redes retorna para sua segunda edição, que ocorrerá de 29 de julho a 3 de agosto no Parque Glória Maria, em Santa Teresa. O evento, que destaca a cultura periférica, contará com a participação de 42 artistas selecionados, oferecendo atividades gratuitas que incluem música, exposições, batalhas de rima, slam e oficinas de funk e passinho.

Os idealizadores do festival enfatizam a importância de promover o diálogo entre diferentes linguagens artísticas. A programação inclui 12 trabalhos cênicos, 12 obras na exposição, oito apresentações em pocket shows e uma residência artística dedicada a “Masculinidades negras e indígenas”. Cada artista da residência receberá uma bolsa-auxílio de mil reais e criará uma obra inédita que será apresentada no último dia do festival.

Programação e Atividades

A abertura do festival será marcada por uma roda de conversa com artistas da exposição, programada para 14h no terraço. Os pocket shows acontecerão das 15h às 17h, seguidos pela mostra artística no Teatro Ruth de Souza, das 17h30 às 20h30. A exposição ficará em cartaz na Galeria Túnel durante todo o evento, com acesso no horário de funcionamento do parque.

A produtora cultural Vitória Pedro, uma das criadoras do festival, destaca que o evento busca reconhecer e valorizar os territórios periféricos como espaços legítimos de criação e circulação cultural. Luis Silva, professor e pesquisador, complementa que a seleção dos artistas é feita por meio de uma chamada pública com critérios afirmativos, garantindo a inclusão de artistas periféricos, negros, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.

Legado e Sustentabilidade

O festival não apenas promove a arte, mas também visa deixar um legado por meio da documentação audiovisual e da formação de redes de artistas. A equipe do projeto é composta majoritariamente por artistas periféricos, reafirmando seu papel como protagonistas na cultura. O Arte em Redes se consolida como uma plataforma transdisciplinar, expandindo narrativas e formas de pertencimento na arte contemporânea.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais