O programa cultural Sempre Um Papo, que promove a leitura por meio de encontros literários, reabre suas atividades nesta semana com um debate entre o imortal Ailton Krenak e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O evento ocorrerá nesta terça-feira, 11 de abril, no Teatro Paulo Autran, localizado no Sesc Pinheiros, em São Paulo. […]
O programa cultural Sempre Um Papo, que promove a leitura por meio de encontros literários, reabre suas atividades nesta semana com um debate entre o imortal Ailton Krenak e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O evento ocorrerá nesta terça-feira, 11 de abril, no Teatro Paulo Autran, localizado no Sesc Pinheiros, em São Paulo. O foco da conversa será a dimensão racial na crise ambiental, explorando a relação entre natureza e grupos sociais.
Este encontro é o quinto da atual temporada, que já contou com diálogos entre autores como Veronica Stigger e Edson Kayapó, Valter Hugo Mãe e Itamar Vieira Junior, Sandra Benites e Sérgio Abranches, e Maria Homem e Nurit Bensusan. À medida que se aproxima a COP-30, que será realizada em Belém, a jornalista Semayat Oliveira, mediadora do evento, propõe uma discussão sobre a urgência da crise climática e o conceito de racismo ambiental, que ainda é pouco compreendido, mas essencial para entender os impactos da crise.
Anielle Franco expressou sua expectativa de que o encontro seja “um momento ao mesmo tempo leve e profundo”, onde possam compartilhar reflexões e conhecimentos, além de fomentar a esperança por um mundo mais justo e sustentável. Ela destacou a importância de aprender com Krenak, que oferece uma perspectiva única sobre a realidade, enfatizando a necessidade de preservar a humanidade e a relação com a natureza.
O próximo encontro do Sempre Um Papo está agendado para o dia 15 de abril, também no Sesc Pinheiros, com a participação de Fernando Gabeira e Elizângela Baré.
Entre na conversa da comunidade