O artista plástico Paulo Symões, de 85 anos, apresenta sua nova exposição, “A geometria secreta da natureza”, que será inaugurada no Museu do Ingá no dia 1º de fevereiro e ficará em cartaz até 30 de março. Natural de Minas Gerais, Symões sempre buscou inspiração na natureza ao seu redor, refletindo em suas obras a […]
O artista plástico Paulo Symões, de 85 anos, apresenta sua nova exposição, “A geometria secreta da natureza”, que será inaugurada no Museu do Ingá no dia 1º de fevereiro e ficará em cartaz até 30 de março. Natural de Minas Gerais, Symões sempre buscou inspiração na natureza ao seu redor, refletindo em suas obras a flora que o acompanha desde a infância. Atualmente residindo no Rio de Janeiro, ele destaca que suas primeiras referências artísticas foram as plantas de seu jardim.
A exposição reúne cerca de 50 telas produzidas nos últimos 20 anos, onde folhas, troncos e frutos são retratados em composições vibrantes, utilizando tinta acrílica e uma técnica desenvolvida por ele mesmo. Symões, que começou sua carreira com óleo sobre tela, aprendeu a pintar de forma autodidata, através de observação e estudo de livros, além de visitas a galerias e acompanhamento do mercado de arte.
Symões, que é o primeiro artista da família, também se aventurou na gravura a partir de 1998, diversificando ainda mais seu trabalho. Ele expressa entusiasmo pela exposição, ressaltando a importância do Museu do Ingá, que é reconhecido por sua reputação e por oferecer cursos e atividades de gravura no estado do Rio. Durante a mostra, o artista realizará visitas guiadas para alunos de escolas públicas e para o público em geral.
O artista enfatiza que, apesar da idade, continua ativo na produção artística. “Eu pintei muito em 2024. Será um prazer mostrar que com 85 anos continuo produzindo”, afirma Symões, destacando seu compromisso com a arte e a educação.
Entre na conversa da comunidade