- Janja Lula da Silva desistiu de desfilar na Marquês de Sapucaí neste domingo para evitar possível perseguição ao presidente Lula e à Acadêmicos de Niterói.
- A previsão era que ela desfilasse pela escola, e ela já tinha participado do ensaio técnico em 6 de fevereiro.
- A primeira-dama esteve na concentração para apoiar a escola, mas decidiu acompanhar a homenagem ao lado de Lula na arquibancada.
- Em nota, Janja mencionou ter considerado a segurança jurídica, porém optou por não desfilar para ficar ao lado do presidente.
Janja Lula da Silva decidiu não desfilar na Marquês de Sapucaí durante o Carnaval deste domingo (15), no Rio de Janeiro, para evitar a possibilidade de perseguição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à escola Acadêmicos de Niterói, que foi homenageada pela presidente. A declaração foi anunciada nesta segunda-feira (16).
A primeira-dama chegou a participar do ensaio técnico da Acadêmicos de Niterói em 6 de fevereiro. Na concentração da escola, neste domingo, ela esteve presente para apoiar a agremiação, mas optou por acompanhar a homenagem ao lado de Lula na arquibancada.
Segundo a nota divulgada pela assessoria, apesar da segurança jurídica para a participação, Janja preferiu não desfilar para evitar qualquer risco de perseguição e para permanecer ao lado de Lula. A escola de samba enfrentou críticas e resistiu a pressões durante a preparação do enredo.
Durante o evento, a Acadêmicos de Niterói recebeu um dos maiores reconhecimentos ao homenagear o presidente, cuja gestão foi tema central do desfile. A nota ressalta ainda a coragem da escola em levar o enredo à avenida frente a desafios.
A reportagem está em atualização conforme novas informações são divulgadas.
Entre na conversa da comunidade