- Angelina Jolie afirmou, em entrevista à France Inter, que as cicatrizes da mastectomia dupla são uma escolha e que é grata por ter podido agir preventivamente pela saúde.
- A atriz disse que valoriza as cicatrizes e a vida que elas representam, em vez de uma ideia de vida sem marcas.
- A decisão foi especialmente significativa para ela porque perdeu a mãe, Marcheline Bertrand, para câncer e hoje cuida dos filhos sem avó.
- Em dois mil e treze, Jolie fez a mastectomia preventiva após descobrir mutação no gene BRCA1, reduzindo o risco de câncer de mama de 87% para menos de 5%.
- Em dezembro de dois mil e vinte e cinco, a atriz revelou pela primeira vez as cicatrizes da mastectomia na capa da Time France.
Angelina Jolie fez uma declaração rara sobre a mastectomia dupla: suas cicatrizes são uma escolha que a mantém perto dos filhos. A atriz afirmou isso em entrevista à France Inter nesta terça-feira.
Ela disse que as cicatrizes revelam a vida que cada pessoa carrega, não a ideia de uma existência sem marcas. A celebridade destacou ainda que se sente grata pela oportunidade de agir preventivamente em relação à saúde.
A motivação para o procedimento vem da história familiar. Jolie perdeu a mãe, Marcheline Bertrand, de câncer, o que intensificou o cuidado com a prevenção e a criação dos filhos sem a avó presente.
Contexto médico e histórico
A ganhadora do Oscar realizou a mastectomia em 2013 após descobrir uma mutação no BRCA1, com probabilidade de cerca de 90% de desenvolver câncer de mama. Na época, escreveu sobre a decisão em um artigo de opinião no NYT.
Dois anos depois, optou pela retirada de ovários e trompas como medida preventiva. A atriz raramente comenta o tema, mas já falou sobre não se arrepender das escolhas.
Em dezembro de 2025, Jolie posou para a TIME France, expondo pela primeira vez as cicatrizes da mastectomia em mais de uma década. Nessa oportunidade, ressaltou que compartilha as cicatrizes com outras mulheres.
A vida pessoal envolve seis filhos, fruto do relacionamento com Brad Pitt: Maddox, Pax, Zahara, Shiloh e os gêmeos Knox e Vivienne. O objetivo das decisões foi reduzir riscos à saúde da família.
Entre na conversa da comunidade