- O primeiro sinal é a pessoa se colocar novamente no centro da própria vida, priorizando o “eu” em vez do “nós”.
- O segundo indica que o futuro volta a empolgar, mas sem a presença do parceiro, com planos feitos sozinha.
- O terceiro é sentir alívio ao pensar na ausência da pessoa, em vez de dor ou angústia.
- O quarto aponta que o vínculo entre o casal perde força, com o desapego ocorrendo, em média, em quatro anos, podendo chegar a oito.
Após a divulgação da separação entre os artistas Zé Felipe e Ana Castela, especialistas em comportamento apontam sinais que indicam o fim emocional de um relacionamento. Segundo estudos analisados pelo psicólogo Mark Travers, esses padrões não surgem de um dia para o outro.
Travers afirma que, apesar de não serem definitivos sozinhos, esses sinais ajudam a entender o desgaste. A observação é de que o rompimento costuma ocorrer de forma gradual, com mudanças internas que se refletem no relacionamento.
Os 4 sinais de que o relacionamento acabou
- Você volta a pensar mais em si do que no casal. O centro passa a ser a vida individual, com planos e decisões que antes eram compartilhados.
- O futuro empolga, mas sem a presença do parceiro. Planos são feitos sozinho, com expectativas para caminhos que não envolvem o outro.
- A ideia de ficar sem a pessoa traz alívio. Em vez de dor, surge tranquilidade diante da ausência do parceiro.
- O vínculo entre o casal perde força. O desapego costuma ocorrer ao longo do tempo, e a falta de conexão é um indicativo de mudança profunda.
Entre na conversa da comunidade