- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para o presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, nesta segunda-feira para tratar da situação no país.
- A pedido de Paz, Lula determinou o envio de ajuda humanitária à Bolívia.
- Manifestações bloqueiam estradas em várias regiões e têm causado desabastecimento; a polícia tem usado bombas de gás contra os protestos.
- As causas variam entre reformas agrárias, melhoria no combustível e, em alguns casos, a pressão pela renúncia do governo centro-direita.
- A nota do Planalto reiterou solidariedade ao povo boliviano, defesa das instituições democráticas e a importância do diálogo para evitar violência e manter a paz social.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ajuda humanitária à Bolívia a pedido do presidente Rodrigo Paz, nesta segunda-feira (25), em meio à onda de protestos que atingem o país vizinho.
Segundo o governo brasileiro, a medida ocorreu após telefonema entre Lula e Paz, no qual foi discutida a situação na Bolívia, já na quarta semana de manifestações contra o governo centro-direitista.
Estradas estão bloqueadas em diversas regiões bolivianas, com a polícia reagindo a protestos de setores que cobram alterações na política agrária, melhoria no combustível e até a renúncia do presidente.
Durante a ligação, Lula reiterou solidariedade ao governo e ao povo da Bolívia e ressaltou a importância do respeito às instituições democráticas e ao Estado de Direito, defendendo que governo e movimentos mantenham o diálogo para preservar a paz social.
A nota do Planalto aponta que a ajuda humanitária enviada atende a um pedido do governo boliviano, visando mitigar desabastecimento decorrente das mobilizações.
Entre na conversa da comunidade