Em Alta NotíciasPolíticaFutebolAcontecimentos internacionaisEsportes

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Arco dos Amantes desaba no Dia de São Valentim na costa adriática italiana

Arco dos Amantes desabou no Dia de São Valentim na costa adriática italiana; autoridades alertam para novos desmoronamentos e risco de erosão em outras áreas rochosas da região

A drone view of the Torre Sant'Andrea (known as the Love Arch), in Lecce, Italy, May 23, 2017, in this screengrab obtained from social media. Aerialpictures.it/via REUTERS
0:00
Carregando...
0:00
  • A famosa formação rochosa Lovers’ Arch, nos sea stacks de Sant’Andrea, perto de Melendugno, na região da Puglia, desabou no Dia dos Namorados após dias de mau tempo.
  • O arco natural era cenário frequente para propostas de casamento e fotos turísticas.
  • O prefeito de Melendugno, Maurizio Cisternino, disse que o desabamento é um golpe para a imagem e o turismo da região.
  • Autoridades alertaram que outras partes da costa rochosa podem desabar, com fissuras visíveis nos penhascos.
  • Tempestades recentes também erositaram trechos da costa do mar Jônio, entre Ugento e Gallipoli, danificando estruturas de praia e portos, com danos estimados em mais de € 1 bilhão no sul da Itália; mais de 1.500 pessoas foram evacuadas em Niscemi, na Sicília.

A famosa formação rochosa conhecida como Porta do Amor, na costa adriática da Itália, desabou no Dia dos Namorados após dias de mau tempo. A estrutura, integrada aos hereges rochosos de Sant’Andrea, perto de Melendugno, em Puglia, cedeu diante de maré agitada, ventos fortes e ondas perigosas.

O desabamento foi confirmado pelas autoridades locais, que alertam sobre o risco de desmoronamento em outras áreas íngremes da costa. O arquear é um marco natural popular para propostas de casamento e fotos de turistas.

Segundo o prefeito de Melendugno, Maurizio Cisternino, o colapso representa um duro golpe para a imagem da região e para o turismo. Ele descreveu o incidente como resultado de chuvas intensas e mau tempo prolongado que atingiram a linha costeira.

Fontes oficiais destacam que outras partes da costa rochosa podem sofrer desmoronamentos. Cracas, fissuras e erosão evidente nos penhascos reforçam o alerta para áreas vulneráveis ao litoral.

Além disso, as últimas tempestades causaram danos ao longo do Ioniano, de Ugento a Gallipoli, afetando estruturas praial, provocando deslizamentos e impactos portuários. O tempo ruim tem elevado os custos e complicando a recuperação.

O país enfrenta semanas de condições climáticas severas, com impactos estimados em bilhões de euros no sul da Itália. Em Niscemi, Sicília, um deslizamento motivou evacuações de famílias por risco de novas quedas de terra.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais