Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Soldados e máquinas de neve no Japão enfrentam tempestades de inverno mortais

Soldados e centenas de máquinas de remoção de neve atuam para desobstruir vias em nevascas recordes no Japão, com 30 mortes e possível impacto na eleição geral

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
A man walks through the snowfall amid piled-up snow at the Tottori Sand Dunes in Tottori
0:00
Carregando...
0:00
  • Tropas das Forças de Autodefesa e um grande esforço de 1.000 caminhões de neve trabalham para desobstruir quase duas metros de acúmulo em Aomori.
  • Em Sapporo, os operários tentam limpar 3.800 quilômetros de vias com a ajuda de veículos de remoção de neve.
  • O maior aeroporto de Hokkaido ficou temporariamente fechado na semana passada, afetando voos e viagens na região.
  • Segundo a agência de gestão de desastres, mais de 100 pessoas ficaram gravemente feridas desde 20 de janeiro e o número de mortes chegou a 30.
  • As condições extremas podem impactar a participação nas eleições gerais programadas para domingo, primeiras em 36 anos ocorrendo no meio do inverno.

Soldados e caminhões-pás entraram em ação no Japão nesta terça-feira para desobstruir as quedas de neve recordes que животных cobriram cidades do norte e do oeste, elevando o saldo de mortes para 30. O esforço ocorre em meio a fortes nevadas que também paralisaram parte da infraestrutura, incluindo aeroportos e ferrovias.

Os militares das Forças de Autodefesa foram mobilizados para auxiliar autoridades na remoção de uma acumulada pilha de quase 2 metros de neve na cidade de Aomori, segundo relatos oficiais. Em Sapporo, maior cidade da região de Hokkaido, cerca de 1.000 caminhões-pás iniciaram a limpeza de 3.800 quilômetros de vias, conforme a Nippon TV.

A intensidade das Neves levou ao fechamento temporário do principal aeroporto de Hokkaido na semana passada, restringindo viagens de centenas de passageiros e prejudicando o tráfego rodoviário e ferroviário em várias áreas.

Mais de 100 pessoas ficaram gravemente feridas em incidentes ligados à neve desde 20 de janeiro, e o número de mortos já chegou a 30, segundo a Agência de Gestão de Desastres. A agência não detalhou as causas, mas a imprensa local apontou quedas de telhados durante a retirada de montes de neve.

Desdobramentos operacionais

As autoridades destacam a parceria entre forças de segurança e a iniciativa privada para ampliar a capacidade de removeção de neve, com esforços concentrados em vias principais e áreas residenciais de maior concentração populacional. O tempo com temperaturas abaixo de zero persiste, atrasando trabalhos e ampliando o risco de novos incidentes.

Operadores de transporte informaram que alguns serviços de trem continuam com atraso ou suspensão parcial, enquanto estradas continuam sob monitoramento de condições climáticas extremas. O uso de transporte alternativo tem sido repetidamente recomendado pelas autoridades locais.

Impacto no transporte e na eleição

A operação de limpeza ocorre em meio a condições que podem afetar a participação eleitoral, marcada para o próximo fim de semana, o primeiro em inverno em 36 anos. Autoridades não anunciaram alterações no calendário, mas indicam que o mau tempo pode influenciar a mobilização de eleitores em regiões atingidas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais