- Ao menos 22 pessoas morreram por causa das chuvas que atingiram Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais; 16 mortes em Juiz de Fora e 6 em Ubá.
- Houve deslizamentos que deixaram casas atingidas, com pessoas soterradas e desabrigadas em ambas as cidades.
- Em Juiz de Fora, cerca de 440 pessoas estão desabrigadas; a prefeitura informou 251 ocorrências relacionadas às chuvas nesta manhã; em Ubá, o número de desabrigados ainda não foi divulgado.
- O governador Romeu Zema disse que o governo atua desde o início e confirmou que pretende viajar ainda hoje a Juiz de Fora para acompanhar a situação.
- O governo federal, por meio da Defesa Civil, anunciou apoio às cidades afetadas desde a madrugada.
- As aulas estão suspensas nas escolas municipais; duas unidades abriram para acolhimento de desabrigados: Murilo Mendes, no Alto Grajaú, e Camilo Ayupe, no Paineiras.
O estado de Minas Gerais viveu um dia marcado por fortes chuvas que deixaram ao menos 22 pessoas mortas nas cidades de Juiz de Fora e Ubá, na Zona da Mata. Deslizamentos e alagamentos contribuíram para o balanço inicial divulgado pelas autoridades.
O governador Romeu Zema, do Novo, afirmou que o governo atua desde o início das chuvas e pediu a ida dele a Juiz de Fora ainda nesta sexta. Ele externou solidariedade às famílias das vítimas nas redes sociais.
O governo federal, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, informou apoio imediato. O ministro Waldez Góes confirmou deslocamento de equipes da Defesa Civil para as cidades atingidas.
Situação em Juiz de Fora e Ubá
Em Juiz de Fora, a prefeitura confirmou 16 mortes e deslizamentos deixaram pessoas soterradas e presas em residências. Em Ubá, 6 mortes foram registradas até o momento. Não há, até o momento, balanço oficial completo de desabrigados em Ubá.
Na manhã desta sexta, cerca de 440 pessoas estavam desabrigadas em Juiz de Fora, segundo a prefeitura, que informou 251 ocorrências relacionadas às chuvas. Em Ubá, o número de desabrigados não foi contabilizado.
Ações locais e escolares
As aulas foram suspensas nas redes municipais de Juiz de Fora e Ubá. Duas unidades foram abertas para acolhimento de desabrigados: Murilo Mendes, no Alto Grajaú, e Camilo Ayupe, no Paineiras. Autoridades seguem monitorando a situação e prestando assistência.
Entre na conversa da comunidade