Em Alta NotíciasFutebolPolíticaAcontecimentos internacionaisConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Casal teme adormecer com risco de desabamento de rochas sobre a casa

Casal teme que rochas da encosta desabem sobre a casa, tornando o imóvel inseguro e sem suporte público para conter o risco

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Jill and Ross Darbyshire fear losing their home to tonnes of falling rock
0:00
Carregando...
0:00
  • Um casal em Rhewl, perto de Llangollen, teme que rochas caiam sobre a casa após parte da encosta tremer na noite de 28 de janeiro, possivelmente causada por um terremoto de magnitude 0,9 no Vale de Nantlle, Gwynedd.
  • Jil e Ross Darbyshire dizem que surgiram fissuras na rocha e que pedras vão caindo com frequência, tornando o sono difícil.
  • A distância entre a casa e o banco de rocha é inferior a dois pés, o que dificulta obras de contenção e reforço da encosta.
  • Segundo eles, não há apoio do município porque o problema é na propriedade privada, e a casa pode se tornar insegura.
  • O casal comprou a casa, um casarão de cerca de seiscentos anos, há dez anos e afirma que está “inplacável” até que tanto a parede quanto o antigo muro damista próximo sejam estabilizados.

Um casal de Rhewl, perto de Llangollen, Denbighshire, teme perder a casa depois que a encosta atrás da propriedade começou a ceder. Em 28 de janeiro, ouviram um grande estalo e notaram fissuras no leito rochoso de ardósia. A hipótese local é de que um abalo sísmico registrado na noite anterior tenha desencadeado o deslocamento.

A residência é um casarão de quase seis séculos reformado pelos proprietários há cerca de uma década. O casal diz que o avanço da rocha tornou a construção insegura e que qualquer intervenção será complexa devido à estreita distância entre a casa e o rochedo, com lagos no piso.

Pequenas pedras caem com frequência na cavidade entre o imóvel e o penhasco, e o casal relata dificuldade para dormir. A moradia fica a menos de 0,6 metro da rocha, com lajes de ardósia que se projetam de modo abrupto, aumentando o risco de deslizamento.

O que aconteceu, descrito pela britânica British Geological Survey, foi um sismo de magnitude 0,9 registrado no vale do Nantlle, Gwynedd, na noite de 28 de janeiro, com relatos de tremores em Llangollen. Após o estouro, o casal permaneceu acordado até altas horas para avaliar a segurança.

Pesquisas de empreiteiros locais foram feitas para avaliar a contenção da encosta, mas a brecha permanece estreita demais para obras de estabilização. Os moradores acreditam que chuva intensa ou novos desmoronamentos podem agravar a situação. A casa é considerada, no estado atual, não vendável até que a muralha e uma represa antiga nas proximidades recebam reforços.

Os Darbyshire disseram não ter apoio da prefeitura, pois o problema ocorre em terreno privado. Eles afirmaram que a casa pode precisar ser abandonada se a instabilidade persistir. Enquanto isso, ficam atentos a novos eventos, com receio de que o risco aumente. Fonte: BBC News.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais