- A tempestade Leo levou ao cancelamento de aulas em parte da Espanha e deixou vistos pedidos de evitar viagens, com autoridades em prontidão.
- AEMET alerta que partes da serra Grazalema podem receber chuva equivalente a um ano inteiro do volume típico, com áreas de alto risco como Grazalema, Campo de Gibraltar, Ronda e Jaén.
- Espanha teve janeiro com 119,3 milímetros de chuva, 85% acima da média, o que o classifica como o segundo janeiro mais chuvoso do século XXI.
- Cerca de 3.000 pessoas foram evacuadas; equipes de emergência, com dois aviões e dois helicópteros, monitoram áreas sujeitas a inundações.
- Em Portugal, a proteção civil elevou o estado de alerta ao nível máximo; as forças armadas mobilizaram até 3.000 militares e 42 botes infláveis para trechos ribeirinhos.
Ronda, Espanha, 4 de fev – Storm Leo derrama chuva torrencial sobre a Península Ibérica. Autoridades suspendem aulas em várias regiões e orientam evitar deslocamentos, após os impactos da Storm Kristin na semana anterior.
AEMET prevê que parte da Sierra Grazalema receba o equivalente a um ano de chuva em poucas horas, elevando o risco de inundações já agravado pelo solo saturado.
O Ministério do Meio Ambiente espanhol informou que janeiro foi um dos meses mais chuvosos do século, com 119,3 mm registrados e 85% acima da média.
Na Andaluzia, autoridades pediram evitar viagens não essenciais; alertas públicos podem subir ao vermelho à medida que o sistema se aproxima.
A Unidade de Emergência Militar monitora áreas de risco, com ações de resgate, estabilização de encostas e monitoramento de barragens e áreas de overflow.
Portugal em alerta
O Serviço Nacional de Proteção Civil elevou o nível de preparação para o pior cenário meteorológico. As Forças Armadas portuguesas mobilizaram até 3 mil militares e 42 embarcações infláveis para regiões ribeirinhas.
Entre na conversa da comunidade