- O depoimento do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, na CPMI do INSS tratará apenas de questões ligadas a contratos de empréstimos consignados da instituição.
- A oitiva está marcada para a próxima quinta-feira, quando Vorcaro deverá explicar como o banco adquiriu os contratos e como ocorreu o desconto sem autorização em casos com falta de comprovação da documentação.
- A CPMI investiga descontos indevidos do INSS que teriam lesado aposentados e pensionistas, com 250 mil contratos de consignado do Master suspensos pelo INSS por falta de comprovação documental.
- A comissão pretende saber que medidas foram tomadas para devolver o dinheiro aos clientes prejudicados.
- Dados da Senacon mostram o Banco Master como a 21ª instituição com mais reclamações sobre crédito consignado entre 2019 e 2025, com 5.665 ocorrências no total; em 2025 foram 2.472 reclamações, o maior volume nos últimos anos, à frente de Caixa, Banco do Brasil e BRB.
O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), informou que o depoimento do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, tratará apenas de contratos de empréstimos consignados da instituição. A oitiva está marcada para a próxima quinta-feira (5). A CPMI investiga descontos indevidos feitos pelo INSS, que teriam lesado aposentados e pensionistas.
Viana explicou que cerca de 250 mil contratos de consignado do Master foram suspensos pelo INSS por falta de comprovação de documentação. Ele ressaltou que Vorcaro deverá explicar como o banco adquiriu esses contratos e como os descontos foram feitos sem autorização, se não havia comprovação adequada.
Depoimento e medidas
A CPMI questionará Vorcaro sobre as medidas tomadas para devolver valores aos clientes prejudicados. O objetivo é esclarecer a origem dos problemas e as ações de reparação.
Contexto financeiro e histórico do Master
O Banco Master foi alvo de liquidação extrajudicial pelo Banco Central em 18 de novembro, ato que coincidiu com a prisão de Vorcaro em operação da PF por suspeitas de fraudes bilionárias. Ele foi solto posteriormente, mas continua sujeito a medidas cautelares.
Reclamações registradas contra o Master
Segundo a Senacon, entre 2019 e 2025 o Master foi 21º entre as instituições com mais reclamações relacionadas a crédito consignado, totalizando 5.665 ocorrências. Em 2019 o banco não registrou reclamações; em 2020 houve 11, em 2021 foram 76, e em 2023 alcançou 1.511. No ano passado, o Master teve 2.472 queixas, o que o colocou em oitavo lugar entre as instituições com maior número de contestações sobre consignado em 2025.
Entre na conversa da comunidade